Da Redação
A cantora Vanusa morreu na madrugada deste domingo (8), na casa de repouso onde vivia há cerca de dois anos, no bairro Aparecida, em Santos. Ela tinha 73 anos e deixa três filhos. Um deles, Rafael Vanucci, cuida dos trâmites do enterro.
Segundo o comunicado emitido pela famÃlia, por volta das 5h30, o enfermeiro da casa de repouso percebeu que Vanusa estava sem batimentos cardÃacos e acionou uma equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que constatou insuficiência respiratória como a causa da morte.
A intérprete já sofria de vários problemas de saúde. Com um quadro de demência semelhante ao Alzheimer, ela morava na casa de repouso desde 2018, mas nos últimos meses, a famÃlia, com medo da pandemia de Covid-19, a levou para a casa de uma das filhas, Amanda, em Itanhaém.
No inÃcio de setembro, Vanusa passou mal e no dia 7 foi internada no Complexo Hospitalar dos Estivadores, em Santos, com pneumonia. Cinco dias depois, foi encaminhada para a UTI. Deixou o hospital no dia 9 de outubro e seguiu para a casa de repouso onde faleceu nesta manhã.
Vida e obra
Vanusa Santos Flores nasceu no dia 22 de agosto de 1947, em Cruzeiro (SP), mas foi criada em Uberaba (MG).
Seus primeiros trabalhos foram nos anos 60. Aos 16 anos, já se destacava no grupo vocal Golden Lions e chamou a atenção da TV Excelsior, onde passou a se apresentar. Fez parte do humorÃstico Os Adoráveis Trapalhões e aparições no programa Jovem Guarda.
Nos anos 70 Vanusa emplacou vários sucessos, como Manhãs de Setembro, Sonhos de um Palhaço e Paralelas. Algumas das principais canções de sua carreira foram compostas pelo também cantor Antônio Marcos, com quem se casou em 1972.
Dessa união nasceram dois filhos, Aretha e Amanda. Uma curiosidade: falecido em 1992, Antônio Marcos faria 75 anos exatamente neste domingo, dia da morte de Vanusa.
Anos mais tarde, já casada com o ex-diretor de TV Augusto Cesar Vanucci, teve seu terceiro filho, Rafael.
Vanusa esteve na ativa até 2009, quando viralizou na internet errando a letra do Hino Nacional durante evento na Assembleia Legislativa de São Paulo. Na ocasião, ela disse que os remédios que tomava para labirintite provocaram a confusão.
O próprio comunicado que a famÃlia emitiu neste domingo informa que a saúde de Vanusa se debilitou nos últimos anos por causa da depressão e pelo uso excessivo de medicamentos tarja preta.
Foto: Reprodução