PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Com foco em melhorias para a Cidade, mais de 20 novos guardiões cidadãos já atuam nas ruas de Santos

Santos melhor no futuro. Esse é o propósito do programa Guardião Cidadão, iniciativa da Prefeitura de Santos que capacita jovens para atuar nas ruas da cidade, atendendo demandas e contribuindo diretamente para a melhoria do espaço urbano. Com mais de 20 novos agentes já formados, as ações do programa começaram a ser colocadas em prática e vêm fazendo a diferença no dia a dia da população santista.

Os agentes passaram por aulas de legislação municipal, primeiros socorros, noções de Direito, ética e conduta, além de conhecimentos básicos de turismo. Eles são os responsáveis por registrar diversas atividades importantes para o Município, incluindo observações sobre o comércio, a zeladoria municipal e questões de assistência social.

Essas ações visam garantir o uso adequado dos espaços públicos, promovendo mais segurança, acessibilidade e organização urbana.

‘’O programa Guardião Cidadão foi criado com o objetivo de orientar a população em áreas onde a fiscalização tradicional não conseguia alcançar. A atuação dos guardiões envolve a conscientização dos munícipes quanto ao cumprimento das normas de posturas municipais, com foco especial nas irregularidades em calçadas, na presença de buracos, na fiação exposta de concessionárias, na organização de ambulantes e no ordenamento das feiras livres. Por meio dessa abordagem educativa e preventiva, conseguimos ampliar o alcance da fiscalização e contribuir para a melhoria da qualidade de vida na cidade”, explica Daniel Ikeda, fiscal da Prefeitura.

Os primeiros números da nova iniciativa já são motivo de comemoração. Segundo o Secretário de Prefeituras Regionais, Rivaldo Santos, os 24 guardiões têm demonstrado grande eficiência, mesmo com o pouco tempo de atuação.

“No primeiro dia, já foram atendidas 200 solicitações, e hoje o número de demandas diárias é de 50”, destaca Santos, ressaltando o impacto positivo e a agilidade no atendimento da comunidade.

INTERAÇÃO

A participação da população é peça-chave para o cuidado e o desenvolvimento da cidade. E o projeto tem percebido esse engajamento de perto, nos diversos pontos onde atua, das feiras livres à orla da praia, além dos bairros contemplados pelo cronograma de visitas.

“A receptividade tem sido muito positiva. Uma cidadã se aproximou para entender melhor como trabalhamos e onde atuamos. Inclusive, aproveitou para relatar um problema que enfrentou em seu bairro, e conseguimos encaminhar a demanda para as ouvidorias competentes”, relata Cauã Lucas, 18 anos, um dos integrantes do programa.

Para a guardiã Letícia, de 20 anos, estar nesse projeto é mais do que uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, é uma missão com significado. “Eu me sinto fazendo um papel importante na cidade. Estou ajudando os munícipes, contribuindo para o desenvolvimento e até mesmo para a segurança da nossa comunidade”, afirma.

Fotos: Carlos Nogueira/PMS