PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Defesa Civil alerta para ventos e maré alta em Santos a partir de segunda-feira (12)

Da Redação

Ventos, maré alta e ondas elevadas são esperados em Santos entre segunda (12) e terça-feira (13). O alerta é da Defesa Civil, com informações do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta. O motivo é formação de um ciclone extratropical, associado à passagem de uma frente fria. Também há possibilidade de chuvas neste período.

A partir da tarde de segunda-feira, o mar ficará agitado, com ondas que poderão ultrapassar dois metros de altura e maré de até 1,7 metro, com tendência a passar de 1,8 metro na tarde de terça-feira, representando aumento de, ao menos, 30 centímetros em relação à tábua de marés.

“A combinação de maré alta com ondas elevadas pode provocar ressaca. Já tivemos uma há menos de duas semanas. Essa época do ano, entre março, abril e maio, é a mais comum para esse evento devido a sistemas meteorológicos que influenciam a regiãoâ€, explica o meteorologista da Defesa Civil, Franco Cassol.

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de atenção.

Alagamentos
Se as previsões se confirmarem, há possibilidade de alagamentos pontuais na cidade devido à ação conjugada de ondas e maré, que pode ser agravada com pancadas de chuva. No entanto, segundo a Defesa Civil, são esperados poucos impactos nas estruturas urbanas costeiras.

Munícipes que quiserem receber informações sobre previsão de eventos climáticos extremos podem se cadastrar enviando o CEP por mensagem de texto (SMS) para o número 40199. Quem precisar de socorro também pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Foto da capa: Divulgação/Cetesb