PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Delegacia da Mulher terá atendimento 24h em Santos

A violência contra a mulher afeta diferentes classes sociais, etnias e religiões e acontece a qualquer hora do dia, tornando-se um problema social. A cada dia, novas denúncias de casos de agressão e feminicídio são denunciados em todo o Brasil. Em Santos, foram registrados na Delegacia da Mulher (DDM) cerca de 3 mil casos, desde janeiro de 2018.

Na tarde desta quarta-feira (23), o Governador do Estado de São Paulo, João Dória, anunciou que a Delegacia da Mulher de Santos será uma das três delegacias do Estado a terem atendimento 24h a partir de fevereiro.

O governador fez o anúncio após ter vetado na última semana, o projeto de lei que permitia que as Delegacias da Mulher funcionassem 24 horas. Segundo Dória, o ato era inconstitucional.

Diná Ferreira Oliveira, Coordenadora de Políticas para a Mulher da Prefeitura de Santos, acredita que essa mudança irá facilitar a formalização da denúncia contra o agressor. “Elas terão mais disponibilidade de horário, muitas trabalham e as vezes a violência ocorre à noite ou no fim de semanaâ€, disse ela.

A coordenadora ainda afirma que existe a possibilidade dos números de denúncias aumentarem. De acordo com Diná, os policiais devem estar aptos para atender aos chamados recebidos. “A Secretaria de Segurança Pública deve estar preocupada e se preparando para se adequar ao novo horárioâ€, finalizou.

Márcio Pino, do Sindicato da Polícia Civil, diz que há um déficit de policiais. “Primeiramente, deveriam contratar e capacitar mais policiais, porque os policiais que vão para a Delegacia da Mulher tem que ter um treinamento específico porque a demanda exige”. Ainda segundo o sindicalista, também deveriam abrir, em conjunto com a DDM 24h, um plantão dos órgãos que atuem na proteção das mulheres. “Eu não vi em nenhum momento falarem em um plantão do judiciário, com promotores e juízes, para funcionarem no período da noite. Existem decisões que precisam ser tomadas pelo judicial”, finaliza.

Denúncias

As denúncias podem ser feitas através do número 188, que atende casos de violência contra a mulher na Central de Atendimento à Mulher. A Polícia Militar também pode ser acionada através do 190. As ligações são gratuitas.

A Delegacia da Mulher de Santos está localizada na Rua Assis Correia, 50, Gonzaga. Você também pode entrar em contato através do telefone (13) 3235-4222.