Dois homens foram presos por capturar 16 pássaros silvestres. De acordo com informações da Prefeitura de Praia Grande, as duas pessoas, além dos animais, foram abordados com instrumentos de caça pelos agentes da Guarda Civil Municipal, ontem (10), no bairro Ribeirópolis.
O inspetor Fábio Rogério Marques disse que uma equipe do grupamento estava em patrulhamento pelo bairro quando viu os dois homens carregando instrumentos de caça e uma gaiola com alguns pássaros.
Ainda conforme a municipalidade, após abordar os acusados, a equipe foi à casa de um deles onde estavam os outros pássaros, alguns inclusive com sinais de maus tratos. Um Curió estava morto e um Trinca-ferro apresentou hemorragia nos olhos.
Entre as aves ainda havia Trinca-ferro, Azulão, Tiziu, Canário da terra, Coleiro papa-capim e Coleiro baiano. Os acusados foram conduzidos à Delegacia, onde foram autuados em flagrante conforme o artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais.
Esse crime determina pena de detenção de seis meses a um ano e multa (neste caso cerca de R$ 16 mil) a quem matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida. Entretanto, os acusados responderão ao crime em liberdade.