Da Redação
A Câmara de Vereadores de Santos aprovou na terça-feira (8), em primeira discussão, o projeto de lei complementar 29/2019 que permite a circulação de cachorros pelas praias.
Haverá ainda uma segunda discussão. Se a maioria der voto favorável novamente, o texto será encaminhado ao prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), que poderá ou não sancioná-lo.
A proposta, de autoria do vereador Adilson Júnior (PP), prevê que os cães poderão transitar por toda a faixa de areia e na água, mas somente no perÃodo entre 17 e 18 horas. Também será permitida a utilização dos chuveiros.
O cachorro precisará ser sociável, utilizar guia e ter a identificação de seu tutor, além de estar vacinado e vermifugado. O animal não poderá circular pela praia se estiver no perÃodo de cio ou pré-cio.
O tutor também ficará responsável por recolhar as fezes do cão, sob pena de multa. Além disso, a Cetesb, responsável pelo controle da balneabilidade das praias, deverá realizar todo mês a coleta de análise de qualidade sanitária das areias.
Votação
Na primeira discussão, dos vereadores presentes, 14 votaram a favor da proposta, dois foram contrários e três se abstiveram.
Foram a favor:
Adilson Júnior (PP), Antônio Carlos Banha Joaquim (MDB), Audrey Kleys (PP), Augusto Duarte (PSDB), Benedito Furtado (PSB), Cacá Teixeira (PSDB), GeonÃsio Pereira, o Boquinha (PL), Hugo Duppré (Republicanos), Manoel Constantino (PSDB), Roberto Teixeira (Republicanos), Rui de Rosis (PSL), Sergio Santana (PL), Telma de Souza (PT) e zequinha Teixeira (PP)
Votaram contra:
Ademir Pestana (PSDB) e Sadao Nakai (PSDB)
Abstenções:
FabrÃcio Cardoso (Podemos), Chico Nogueira (PT) e Lincoln Reis (PL)
Ausentes:
Bruno Orlandi (DEM) e Fabiano da Farmácia (PL)
Foto: Reprodução