Da Redação
O Santos Convention Center foi entregue à população na noite desta sexta-feira (30). Uma cerimônia marcou a assinatura do contrato entre a Prefeitura de Santos e a multinacional francesa GL Events.
Uma das maiores do mundo no mercado de eventos, a empresa irá gerir o equipamento pelos próximos 24 anos e irá investir R$ 48 milhões na qualificação do centro de convenções, tecnologia e captação de eventos nacionais e internacionais.
Com 30 mil metros quadrados de área construÃda, o Santos Convention Center contém um pavilhão de feiras e exposições de 8,5 mil metros quadrados, com capacidade para 4 mil visitantes – descontando o espaço ocupado por estandes. No segundo piso, um salão de eventos de 3,5 mil metros quadrados comporta até 3,2 mil pessoas. O edifÃcio é totalmente climatizado.
O público poderá apreciar também um mural de 800 metros quadrados, criado pelo artista Eduardo Kobra, com referências a sÃmbolos santistas, como a Bolsa do Café, o porto, os bondes e Pelé. O mural fica na fachada voltada ao novo Mercado do Peixe.
O estacionamento contém 380 vagas cobertas, que podem ser somadas a outras 20 dispostas na praça, chegando ao total de 400. A estrutura conta ainda com um heliponto na cobertura.
Exposição
Para apresentar o novo equipamento à população antes mesmo da inauguração do espaço, prevista para dezembro, foi organizada uma exposição com mais de 70 veÃculos antigos, entre bondes, carros e motos. A mostra terá visitação gratuita neste fim de semana e também entre os dias 5 e 8 de novembro.
No pavilhão de feiras e exposições, o público poderá conferir três dos bondes que fazem parte da frota da linha turÃstica da Cidade, todos restaurados nas oficinas da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). São o Bonde Japonês (1956), o Bonde Camarão (década de 1950) e o Ford 1929.
Será exibido também o Reboque 01, réplica de um bonde de tração animal, fabricado em 1960 com material da época e utilização de peças de 1920. Esse elétrico está sendo restaurado e será mostrado em partes desmontadas para que o público possa conhecer um pouco de como se dá o processo de recuperação pelo qual passam os elétricos em circulação no Centro Histórico de Santos.
O Clube de Automóveis Antigos de Santos levará 45 modelos que prometem encantar o público. São muitas raridades, como o Ford 4 portas de 1931, o Karmann Guia de 1970, o Corvete de 1973, o Fusca conversÃvel de 1959, a Kombi cabine dupla de 1965 outras e preciosidades.
Já do acervo da FamÃlia Altstut serão 23 veÃculos, entre motos e carros, a maioria fabricado no Século 20 mas também preciosidades do Século 19. Destaque para a Mercedez Bens de 1974 que pertenceu ao Rei do Futebol. A lista de atrações inclui ainda a réplica do primeiro automóvel fabricado no mundo, a Partner Wagen de 1860, a Motocicleta Rochet de 1904, além de outras raridades.
A exposição será aberta ao público a partir de sábado (31), até segunda-feira (2), das 10h às 18h. Na próxima semana, estará aberta de quinta-feira (5) a domingo (8), no mesmo horário. A entrada ao Santos Convention Center seguirá todos os protocolos de segurança sanitários, que contará com controle de acesso, aferição de temperatura e totens de álcool em gel.
O espaço está localizado na Praça Almirante Gago Coutinho, na Av. Governador Mário Covas Jr, altura do número 3050, em frente ao Mercado do Peixe, no bairro Ponta da Praia.
Foto: Divulgação