PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Festival Santos Café leva alegria e otimismo ao Centro; evento segue neste sábado

Da Redação

Em formato h√≠brido, com programa√ß√£o presencial e virtual, a sexta edi√ß√£o do Festival Santos Caf√© √© motivo de alegria e otimismo para visitantes e comerciantes. As atividades presenciais come√ßaram nesta sexta-feira (9), com atra√ß√Ķes para todas as idades e todos os gostos, como oficinas gastron√īmicas para adultos e crian√ßas, walking tour, feira de artesanato, passeios de bonde e exposi√ß√£o de ve√≠culos antigos, al√©m, √© claro, da possibilidade de conhecer e provar diversos produtos √† base de caf√©.

Para garantir a segurança de todos, a programação segue todos os protocolos sanitários de combate à covid-19. Além de distanciamento social, há totens com álcool em gel nos equipamentos onde ocorrem os eventos. Todos passam por aferição de temperatura para entrar nos ambientes fechados.

O empres√°rio Ricardo Rafael tamb√©m demonstrou otimismo com a festividade. ‚ÄúO evento vai aquecer a economia, valorizando os empreendedores locais, que passaram por toda a dificuldade que a pandemia trouxe‚ÄĚ.

Ricardo é um dos expositores da Feira de Economia Criativa, montada da Casa da Frontaria Azulejada, das 11h às 17h. Para evitar aglomeração, os organizadores fazem uma contagem de visitantes na porta, com limite de 150 por vez.

Outra atração no local é o artista Kléber Nunes, que faz retratos à base de café (limite de 30 por dia), das 11h às 13h e das 14h às 17h. Além disso, às 15h, é ministrada uma oficina de barismo.

Bondes

Uma das atividades mais concorridas é o passeio no Bonde Café, que circula entre 11h30 e 15h30, com saída de hora em hora.  No veículo, os passageiros podem degustar um café preparado com grãos especiais. O bonde tradicional também circula das 12h às 16h, com saída a cada hora. Os ingressos são vendidos na bilheteria do Museu Pelé, por R$ 7.

Quem gosta da temática de bondes também pode visitar os carros ferroviários históricos, em exposição no Armazém 12-A, ao lado da Estação do Valongo. Os ingressos podem ser retirados sem custo, na bilheteria do Museu Pelé. A visitação ocorre de hora em hora, entre 11h e 16h, com limite de 20 pessoas.

Outra possibilidade √© conhecer por dentro tr√™s vag√Ķes do in√≠cio do S√©culo 20. Um deles √© o Carro Administrativo, utilizado em viagens de inspe√ß√£o por t√©cnicos e engenheiros ferrovi√°rios; outro √© o Buffet Pullman, que fazia viagens regulares entre Santos e S√£o Paulo, e o terceiro √© o luxuoso Carro Presidencial, que chegou a ser utilizado pelos presidentes Get√ļlio Vargas, Afonso Pena e Washington Lu√≠s.

Carros antigos

Com cerca de 60 ve√≠culos, a exposi√ß√£o de carros antigos atraiu olhares de amantes das quatro rodas e curiosos. ‚ÄúOs ve√≠culos mais antigos s√£o um Fusca modelo 1955 e um Cadillac modelo 1963‚ÄĚ, aponta Marcelo Rodrigues, presidente do Clube de Autom√≥veis Antigos de Santos e um dos organizadores. Ele tamb√©m destaca os modelos raros como o C14 cabine dupla, Santa Matilde e um Maverick.

Artesanato

A feira Centro com Arte, montada das 11h às 17h no Valongo, também oferece opção de compra para quem gosta de produtos artesanais. Cumprindo os protocolos de segurança, as barracas são montadas com distanciamento de dois metros.

Walking Tour

Houve ainda o Walking Tour que sai do Museu do Café às 11h e às 15h. A caminhada, que dura pouco mais de uma hora, percorre a Rua XV de Novembro (incluindo o boulevard), a Rua do Comércio e o Valongo, terminando no Rei do Café (Rua Gonçalves Dias). Os participantes aprendem sobre a história da bebida e sua relação com a Cidade. Para evitar aglomeração, há limite de 15 pessoas por passeio.

Oficinas gastron√īmicas

O Museu tamb√©m realizou uma oficina gastron√īmica na qual os participantes aprenderam a preparar um risoto de caf√© e um vinagrete, receitas apresentadas pelo chef J√ļnior Monteiro, da Esta√ß√£o Bistr√ī.¬†Ainda no Museu Caf√©, √†s 15h30, crian√ßas de 7 a 12 participaram de uma oficina gastron√īmica infantil, onde aprenderam a decorar um cupcake. Foram disponibilizadas apenas 16 vagas para n√£o gerar aglomera√ß√£o. A atividade foi ministrada por Jum Okumura, de 10 anos, que participou do programa Junior Bake Off.

Passeio l√ļdico

O passeio l√ļdico que saiu do Museu do Caf√© √†s 16h tamb√©m agradou pais e filhos.¬†Durante o festival, o Bar√£ozinho, mascote do evento, percorreu as ruas do Centro Hist√≥rico, animando adultos e crian√ßas. Al√©m disso, a banda Jazz Walkers New Dixie tamb√©m fez uma apresenta√ß√£o itinerante, que come√ßou na Esta√ß√£o do Valongo e terminou no Museu do Caf√©.

Programação

A Programação Presencial segue neste sábado (10). Confira: https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/festival-santos-cafe-tera-atracoes-presenciais-e-virtuais-confira-a-programacao

Confira galeria de fotos (Crédito: Carlos Nogueira e Francisco Arrais/PMS)