O prédio que abrigou a antiga Hospedaria dos Imigrantes, em Santos, voltou a ser assunto, após a divulgação de que o Centro Paula Souza não irá mais utilizar o espaço para a construção de uma nova FATEC.
Nas redes sociais e em aplicativos de conversas pela internet, muitas pessoas esboçam a preocupação do lugar ficar abandonado sem os devidos cuidados. O imóvel que foi projetado para receber os imigrantes estrangeiros que chegavam pelo Porto de Santos nunca foi utilizado para tal finalidade.
Datado de 1912, o prédio acabou sendo utilizado como armazém de café, depósito da Cooperativa dos Bananicultores e pátio de contêineres. O imóvel também já foi alvo de estudos para servir de espaço para o turismo empresarial.
A Hospedaria dos Imigrantes continua sendo do governo do Estado, sob responsabilidade do Centro de Paula Souza. Com isso, a reportagem do MAIS SANTOS entrou em contato com o responsável pela administração do prédio informando, por meio da assessoria de imprensa, que a prioridade da instituição neste início de ano em Santos foi garantir a nova sede para abrigar a Etec Dona Escolástica Rosa.
Ainda conforme a nota, durante os serviços preliminares de restauração do prédio da Hospedaria dos Imigrantes foi identificada contaminação do solo que terá de ser avaliada. Contudo, não há previsão financeira em 2019 para investimento nesse prédio. O município é atendido atualmente por duas Etecs e uma Fatec.
Foto: Reprodução