A honraria do Legislativo à Zerri Torquato é uma forma de reconhecimento a personalidades que contribuem com o avanço da sociedade e a melhoria nas condições de vida da sociedade santista.
Foto: Divulgação
Da redação
O radialista e jornalista Zerri Torquato será homenageado com a Medalha Braz Cubas, a maior honraria concedida pela Câmara Municipal de Santos, no dia 25, quarta-feira, a partir das 19 horas, no Plenário Dr. Oswaldo de Rosis. A proposta para essa homenagem foi feita pelo vereador Sérgio Santana (PL) e foi aprovada por unanimidade.
Com mais de três décadas de atuação na mÃdia, Zerri Torquato deu inÃcio a carreira no rádio na Tri FM, em 1984, realizando um sonho de infância. Em seguida, ele se transferiu para a Cultura FM (atual Rádio Mix), onde passou a maior parte da carreira como locutor de FM. Entre idas e vindas à emissora da famÃlia Mansur, foram 21 anos marcando época com o Programa Pagode das 5, que liderou a audiência por quatro anos consecutivos e em diversas ocasiões. Na emissora do grupo A Tribuna, participou da primeira equipe a conquistar o 1º lugar no IBOPE na Baixada Santista. Além disso, Zerri atuou em grandes emissoras de São Paulo, como Jovem Pan, Record FM e Sistema Globo de Rádio, bem como no Rio de Janeiro, na lendária Rádio Cidade, e RPC FM (atual FMO Dia). No FM, trabalhou com grandes profissionais do rádio, incluindo seu irmão Luiz Torquato, EmÃlio Surita, Eli Correia, LuÃs Roberto (TV Globo), Luiz Carlos Junior (SPORTV), e outros. Além do rádio, também teve passagem na TV regional.
Em 2008, após se graduar em jornalismo na Unisanta, abriu a ZR COM Assessoria, especializada em Assessoria de Imprensa, atuando no Terceiro Setor, na Associação Nacional de Esportes (ANE), que promove o esporte e a inclusão, onde participou de um evento humanitário na França, em 2010. Atendeu vários segmentos, com destaque para a assessoria do SINDIFISCO, dos Auditores da Receita Federal; Portuguesa Santista (do grupo que conquistou o tÃtulo da Série B em 2017), e do tetracampeão mundial de jiu-jitsu Rodrigo Cavaca, o acompanhando a Las Vegas, como treinador de Vitor Belfort. Dirigiu os projetos de mÃdia da entidade CDL Santos Praia, como o CDL TV e o CDL no Ar, onde decidiu fazer uma transição de carreira. Foi neste projeto de rádio da CDL, em 2015, que decidiu investir no jornalismo ligado à s questões empresariais do Porto de Santos, sendo um dos precursores desta linha editorial, que abordava somente a pauta sindical, e começou sua escalada como jornalista especializado nos setores envolvidos.
Por essa razão, atualmente, Zerri Torquato se dedica a projetos de geração de conteúdo e consultorias. Seu principal case é o Programa ZR News, veiculado de segunda a sexta, das 11 à s 12 horas, na condição de produtor independente e diretor de conteúdo. O ZR News entrou no ar em 17 de janeiro de 2019, na Santos FM, emissora pertencente ao Grupo Mendes naquele perÃodo, e completará um ano no Sistema Santa CecÃlia em junho, atingindo quatro anos no ar. O projeto contempla ainda a área polÃtica, empreendedorismo e temas regionais, entre outras áreas, estaduais e nacionais de forma equilibrada, evitando a polarização do debate público: “Vir para o Sistema Santa CecÃlia fez o programa crescer exponencialmente. A receptividade da famÃlia Teixeira e dos profissionais da casa é totalâ€, avalia.
O divisor de águas no aprofundamento e qualificação nos setores de portos, infraestrutura e logÃstica foi a parceria com Fórum Brasil Export, liderado pelo empresário FabrÃcio Julião, passando a frequentar eventos nacionais, realizando coberturas e projetando o ZR News em todas as regiões do paÃs.
Zerri fala sobre o significado desta homenagem: “Ter meu trabalho reconhecido em minha cidade natal, com a Medalha Braz Cubas, é um sonho que será realizado graças à iniciativa do vereador Sérgio Santana. Agradeço demais aos empresários que me deram oportunidade, aos colegas, famÃlia, amigos e, em especial, ao meu time de comentaristas, produção e aos patrocinadores que acreditam no meu trabalho. Será uma noite inesquecÃvelâ€, finaliza.