PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Mausoléu do Rei Pelé é aberto para visitação, em Santos 

 O Memorial fica na Avenida Doutor Nilo Peçanha, no bairro Marapé.  Edson Arantes do Nascimento, o eterno Rei do Futebol, morreu aos 82 anos, no dia 29 de dezembro de 2022.

 

Vídeos: João Leite

 

Por Vinícius Farias

Foi aberto para visitação no início da tarde desta quarta – feira (15), às 14h, o mausoléu de Edson Arantes do Nascimento, o eterno Rei Pelé. A abertura contou com a presença de familiares, amigos de Edson, fãs, além da torcedores do Santos.

Para conhecer o Mausoléu é necessário se cadastrar gratuitamente no site do Memorial. Sem tempo de permanência estimado, a visita funciona de segunda a sexta-feira em dois períodos, pela manhã, das 09 às 12 horas, e a tarde, das 14 às 18 horas. O Memorial fica na Avenida Doutor Nilo Peçanha, no bairro Marapé, poucos metros da Vila Bemiro, estádio do Santos Futebol Clube.

 

 

Foto: João Leite 

O evento teve a presença de Edinho, filho de Pelé, que ficou por volta de 15 minutos ao lado do “túmulo” e deixou o mausoléu. Para ele, tudo foi feito com amor, pelas pessoas que conheciam e conviviam com ele. “Tem a essência do que ele era.”

 

O Mausoléu 

Projetado por Pepe Altstut, proprietário da Memorial – falecido em 2018, o Mausoléu possui 200 m² e conta com duas estátuas de tamanho real do Pelé feitas de latão; nas paredes, um grande papel simula a torcida do Santos Futebol Clube, e o piso coberto com grama sintética.

O túmulo é revestido por placas de alumínio dourado e possui quatro painéis, dois retratam os gols de Pelé e os outros dois, a comemoração com o tradicional soco no ar. Além disso, nos quatros cantos do túmulo, há cantoneiras em formatos da Taça Jules Rimet, uma camisa com o número 10 e uma coroa.

Por fim, os detalhes chamam atenção: o céu azulado acima do túmulo de Pelé e as camisas da Seleção Brasileira e do Santos.

Os visitantes também terão acesso ao Mercedes Benz S-280, dado para Pelé pela montadora em 1974, em comemoração ao milésimo gol do jogador. O carro estará exposto no Museu de Veículos do Memorial.

 

Despedida de Pelé

Pelé morreu no dia 29 de dezembro de 2022, em decorrência do câncer de colón. Após ser velado na Vila Belmiro, a cerimônia seguiu pelas ruas de Santos até a Memorial Necrópole Ecumênica no dia 3 de janeiro. No local, foi sepultado apenas na presença da família em um mausoléu no primeiro andar.