Da Redação
Moradores do bairro Vila Belmiro, em Santos, têm relatado há alguns dias uma onda de furtos de fios de cobre, relógios medidores e torneiras, entre outros itens. Segundo eles, essas ações têm acontecido especialmente no Canal 2, no trecho que vai da Rua Carvalho de Mendonça até em frente ao Hospital Beneficência Portuguesa.
Os responsáveis seriam pessoas em situação de rua. “Eles estão roubando todos os relógios de luz, fiação, torneiras. Estão invadindo as casas em que não tem gente dentro e levando tudo”, declarou um morador que não quis se identificar. De acordo com ele, já existe até um grupo de moradores que alertam uns aos outros quando há alguma movimentação suspeita.
Questionado se a Polícia Militar ou a Guarda Civil Metropolitana de Santos (GCM) tem sido acionada, o morador disse que os suspeitos às vezes são flagrados, mas liberados em seguida pelos oficiais. “No domingo (28), quando estavam tentando roubar o relógio de uma escola de inglês próximo à Carvalho de Mendonça, foi chamada a PM, que enquadrou os dois marginais. Mas não sei o que fizeram depois”, disse a testemunha.
Ele ressalva, entretanto, que os moradores não podem reclamar de falta de policiamento, pois, segundo ele, viaturas passam constantemente por aquela região.
Procurada, a PM enviou a seguinte nota:
A Polícia Militar esclarece que reorientou o patrulhamento na região após receber três chamados referentes a furto de fios na localidade e deteve um homem com fios furtados no último dia 6.
O efetivo atua na região por meio dos programas Força Tática, de Ronda Escolar, ROCAM e Policiamento Comunitário. A Polícia Civil também realiza vistorias em estabelecimentos comerciais destinados à venda de sucata e investiga também crimes patrimoniais ocorridos contra Concessionárias de Serviços Públicos e outros estabelecimentos.
Paralelamente a essas ações, as forças de segurança estaduais mantêm diálogo com as concessionárias envolvidas e outros órgãos a fim de coibir esse crime.
O cidadão pode colaborar com o trabalho policial denunciando os casos pelo 190 e 181.
A GCM alegou, também em nota, não ter sido acionada.
A Prefeitura de Santos informa que não consta nos registros do Centro de Controle Operacional (CCO) os casos de furtos mencionados pela reportagem. A Guarda Civil Municipal (GCM), que faz rondas 24h em todas as regiões do Município, irá intensificar o patrulhamento nestas imediações visando coibir os atos ilícitos.
Salientamos que em casos de furtos, crimes ou situações de grandes aglomerações, a Polícia Militar (PM) deve ser acionada pelo 190. A GCM presta apoio sempre que solicitada pelas autoridades policiais.
Ressaltamos, ainda, que a população sempre que constatar irregularidades pode denunciar via Ouvidoria (162 e www.santos.sp.gov.br/ouvidoria) e pelo telefone 153, da GCM, que fica disponível 24h/ dia e é interligado ao Centro de Controle Operacional (CCO) de Santos.
Fotos: Reprodução