Algumas cidades do Litoral ainda estão se recuperando dos temporais dos últimos dias. Em São Vicente os técnicos do Instituto Geológico (IG) fizeram vistorias nos morros nesta última quarta-feira (6). Para atender o protocolo do Plano de Prevenção da Defesa Civil, um relatório foi produzido para nortear as ações de prevenção e o documento foi entregue ao prefeito Pedro Gouvêa.
Entre as recomendações dos geólogos do IG está a interdição temporária de duas casas na Rua Constituição atingidas por material proveniente de escorregamento no Morro do Itararé. Os moradores foram notificados e deixaram o local.
Também houve recomendação de embargo em quatro apartamentos localizados em um prédio na Avenida Getúlio Vargas, devido ao risco de queda de fragmentos do Morro dos Barbosas. As famÃlias serão notificadas hoje (7).
De acordo com a Administração, os técnicos informaram que uma nova vistoria será feita quando o solo estiver mais seco. Na oportunidade será avaliada a necessidade de obras de contenção nos locais afetados pelos escorregamentos.
Já a Prefeitura de PeruÃbe, por meio da assessoria de imprensa, informou que ainda há 210 pessoas desabrigadas, porém, a Administração está atendendo à população no Núcleo de Inicialização Profissionais e na EMEF Delcélia Joselita Machado Bezerra com a assistência e materiais de higiene, colchões, roupas, alimentação, além de atendimento médico eventual. Cerca de 200 pessoas pediram remoção para casa de seus parentes.
De acordo coma Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de PeruÃbe, com a diminuição da chuva e a maré baixando, a vazão das águas já diminuiu os alagamentos em alguns lugares. A previsão é de que pessoas comecem a voltar para suas casas a partir de hoje (7).
O Fundo Social de Solidariedade está recendo doações de roupas, colchões, toalhas de banho, materiais de higiene e limpeza, além de alimentos não perecÃveis e fraldas, no endereço que à Rua São Paulo, 305 – Centro.
Foto: EBC