PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Passos para a inclusão

Da Redação

Vivências inclusivas em tendas de várias entidades e iniciativas, entretenimento com bandas musicais e uma caminhada simbólica ao redor da Praça Vereador Luiz La Scala, na Ponta da Praia, a que fica em torno do Aquário Municipal de Santos. É a primeira edição do Vamos Caminhar Juntos, marcada para dia 25, das 8 às 12 horas, com o grande objetivo de incluir e celebrar o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. A data exata é 21 de setembro, instituída pela Lei nº 11.133/2005, mas o evento foi agendado para um domingo justamente com o intuito de atrair grande público.

O embaixador do Vamos Caminhar Juntos será Paulo Eduardo Chieffi Aagaard, o Pauê. A vida dele mudou a partir da noite de 8 de junho de 2000, quando tinha 18 anos. Ele atravessava uma linha desativada de trem e foi atropelado por uma locomotiva que transitava apagada. Depois de 58 dias de internação e de viver na linha tênue entre a vida e a morte, Pauê perdeu parte das pernas.

“Minha história remete à energia, à força e à superação. As pessoas se identificam muito porque me veem como uma pessoa que teve uma tragédia, perdendo as pernas ainda jovem, e conseguiu se realocar novamente na vida, obtendo êxito, sendo uma pessoa integrada e inclusa”, afirma o atleta, fisioterapeuta, escritor e palestrante.

Pauê conta que o evento surgiu de uma vontade que ele tinha de estimular a prática e o incentivo às pessoas com algum tipo de deficiência. “Conversei com o Rodrigo, um amigo que é educador físico, e disse a ele: ‘Pôxa, a gente podia tentar pensar em alguma coisa assim, um evento que falasse do dia da luta da pessoa com deficiência e relacionar todo esse meio, fazer essa sintonia e falar do assunto em um tom positivo. Foi uma ideia que eu meio que abracei para ser a voz do evento”, detalha.

O evento

O Vamos Caminhar Juntos contará com explanações educativas, exposição de produtos de apoiadores que atuam nesse segmento e proporcionam estrutura de vida com qualidade para este público. Tudo com intenções educativas e informativas.

Haverá também apresentações de músicos da Baixada Santista, remetendo o evento a uma grande festa e confraternização. Serão colocados totens para fotos e com o intuito de personalizar o evento, estabelecendo um clima de acolhimento, diversão, entretenimento e socialização. Palco, backdrop, tendas educativas e sorteio de brindes, com direito a uma TV LED com transmissão em tempo real e participações especiais de atletas da região.

Serão distribuídas 500 camisetas que vão ser trocadas por ingresso social, cujo item estava em definição. A arrecadação será doada para a Casa da Esperança, entidade que atende crianças com deficiência e com sede também na Ponta da raia. A retirada será feita no local do evento entre 8 e 9 horas.

“É algo muito realizador você poder contribuir, já que eu atingi dentro da minha vida um equilíbrio nas minhas ações. Sou uma pessoa que está inclusa 100% na sociedade. Diante disso, poder dar o caminho das pedras para quem ainda está buscando por esse mesmo equilíbrio é uma sensação indescritível”, comenta, emocionado, Pauê.

Foto: Divulgação