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Santos / Cotidiano

Porto de Santos pode receber R$10 bi em investimentos nos próximos cinco anos

 - REVISTA MAIS SANTOS

(Crédito: Divulgação) 

Em conjunto, o LIDE Santos, Rio Preto, Paraná e Mato Grosso, realizou hoje (19) a LIDE Live Unidades – Especial Logística, com a participação do Ministro de Governo de Infraestrutura Tarcísio de Freitas. O tema do webencontro foi “Caminhos da Infraestrutura Brasileira”.  Além dos presidentes do grupo empresarial, dentre os destaques, participaram Marcelo Costa, Secretário Nacional de Transportes Terrestres, Diogo Piloni, Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários e o Deputado Federal Sandro Alex.

Confira os principais destaques apresentados pelo Ministro: 

Porto de Santos 

“Estamos prevendo um investimento vigoroso para o Porto de Santos. Para o PDZ (Plano de Desenvolvimento e Zoneamento), no total, são R$10 bi previstos para os próximos cinco anos em acessos terrestres, tanto rodoviário como ferroviário, algo que vai aumentar em muito a eficiência do porto nas operações. O porto será “clusterizado”. “Haverá uma área só para líquidos, por exemplo. Vamos fazer o maior leilão de arrendamento da história. Serão uma série destes feitos em ferrovia e rodovia. São quase 60 mil empregos na fase de obra”.

“Estudamos a desestatização. O BNDES está fazendo a contratação da consultoria. Haverá uma mudança no Conselho de Administração. Há um estudo sobre os principais modelos ao redor do mundo para verificarmos o que terá maior valor, preservando os contratos de arrendamento”.

“A manutenção do canal será muito mais fácil. Vamos superar os 240 milhões de toneladas. Teremos, sem dúvida, o maior porto do Hemisfério Sul”. Conforme o ministro, a atividade de contêiner deve crescer 64%.

Segundo o ministro, já foram publicados os primeiros editais. Já publicamos os primeiros editais. São 2 terminais do Porto de Santos, o STS 08 e STS 8-A que terão leilão no dia 28 de agosto. Estamos abrindo neste período para animar este mercado. Este já foi anteriormente estudado. Sabemos que o investimento irá virar. A partir destes, será inaugurada a série de leilões que faremos no segundo semestre”.

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Jarbas Vieira Marques, presidente do Lide Santos, fez a mediação do webencontro. (Crédito: Reprodução)

Áreas

Conforme publicação feita no site do Porto, a área denominada STS 08 possui 137.319 m² e é destinada à armazenagem e distribuição de granéis líquidos, especialmente combustíveis. O prazo contratual será de 25 anos e os investimentos previstos totalizam R$ 209,6 milhões. Os futuros arrendatários do terminal pagarão à autoridade portuária pelo uso da área o valor mensal de R$ 1.516.139,05 e mais R$ 9,35 por tonelada movimentada.  Já a área denominada STS 08A, possui 305.688m² e é destinada à movimentação e armazenagem de granéis líquidos e gasosos. Os investimentos a serem feitos no terminal totalizam R$ 1,196 bilhão ao longo dos 25 anos do contrato. Pelo uso da área, os futuros arrendatários deverão pagar o valor mensal fixo de R$ 3.202.636,72 e mais R$ 7,13 por tonelada movimentada.

Outros destaques: 

“Como determinação firme da manutenção da logística, havia uma preocupação de que nós tivéssemos desabastecimento. Logo no inicio da crise, alguns decretos estaduais foram saindo e eram muito restritivos. Foi feito um trabalho grande junto com os secretários estaduais. Houve uma revisão dos decretos para garantir que as estruturas funcionassem, incluindo o setor aéreo”, diz o ministro.

Ele completa que soltaram uma medida provisória para garantir o funcionamento dos portos, incluindo o trabalhador portuário, com escalação eletrônica. “Foi muito importante, porque tivemos um ano de safra recorde. “Quando pegamos os números, a cabotagem resultou alta de 11,3%”.

“Tivemos um aumento importante em quase todas as áreas e isto foi extremamente relevante. A receita líquida de Santos cresceu 4,5%. Conseguimos manter o nosso cronograma de obras. Foram realizados R$ 3 bi de obras de janeiro a maio deste ano, um resultado superior ao período do ano passado”.

“Não paramos atividade nenhuma, e sem problemas de saúde. Tomamos muito cuidado com a preservação da saúde dos trabalhadores, incluindo tudo o que é necessário. Tivemos 10 casos registrados no Brasil inteiro e foi feito o afastamento dos profissionais”.

“Prestamos apoio aos caminhoneiros nas estradas. Usamos as concessionárias de rodovias para este apoio prestado. Isso permitiu com que logística funcionasse neste período. Supermercados abastecidos, insumos de saúde, combustível nos postos”.

“Apoiamos o Ministério da Saúde em questão da logística de EPIs. São 44 voos para a China. Já fizemos metade destes transportes. Tem sido fundamental no apoio ao combate à pandemia”.

“Nós continuamos a estruturação de projetos de concessão. O programa de investimentos não pode parar. Hoje, nós temos 17 projetos no Tribunal de Contas da União. São terminais portuários, ferrovias e rodovias. Aguardamos a manifestação do Tribunal para que possamos fazer o leilão destas concessões”.

“Um outro fato importante foi a assinatura do contrato de renovação da Malha Paulista. Nós temos, primeiro, uma quantidade de investimentos muito grande. Implantação de novos trechos, investimentos cruzados. Isso vai impulsionar geração de empregos e indústria rodoviária. Com a prolongação desta, vamos atender 40 municípios do Estado de São Paulo”.