PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Prefeito anuncia liberação total das praias para a prática de atividades esportivas individuais

Neste domingo (05), Santos ultrapassou a marca de 10 mil casos da Covid-19 desde o início da pandemia. A Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep) recebeu 358 notificações, passando o número acumulado de casos de 9.767 para 10.125 – alta de 3,6% em 24 horas.

Mesmo com esses números, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa anunciou, durante transmissão em suas redes sociais a liberação total das praias para a prática de atividades esportivas individuais. Segundo ele, a Guarda Municipal irá intensificar a fiscalização junto as pessoas que estiverem sem máscara, não sendo permitido o contato social ou a aglomeração de pessoas. Neste domingo, 400 pessoas foram abordadas, 4 bicicletas apreendidas e não houve a aplicação de multas.

Durante o dia vários banhistas foram flagrados nas praias e, muitos deles, desrespeitando as regras, entrando no mar e sem a máscara. As regras estabelecidas pela Prefeitura prevêem que os moradores evitem aglomerações e utilizem a máscara.

A permissão vale para o calçadão e faixa de areia para a prática de corrida e caminhada, além do surfe, canoagem individual, stand up paddle e natação (exclusivamente para fins de treinamento).
“Estamos flexibilizando com responsabilidade. A Guarda Municipal se concentrará na fiscalização do uso de máscaras. Não dá para pensar que o novo coronavírus foi embora. Peço à população que tenha consciência. Se as regras não forem respeitadas teremos que retroceder de fase”, afirmou o prefeito, lembrando a importância do uso de máscaras, que é obrigatório conforme o decreto municipal nº 8.944, de 23 de abril de 2020.

Do total de casos confirmados 465 são suspeitos; 380 óbitos e 5.915 pacientes recuperados. A cidade já contabiliza 70.610 testes rápidos e 19.200 PCR (Proteína C Reativa).

REGRAS
Dentro das medidas para o enfrentamento da covid-19, conforme as regras da fase laranja do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena e de retomada econômica, na qual o Município se encontra, ainda estão proibidas a utilização da orla e das praias para fins turísticos e para atividades físicas ou esportivas coletivas. Assim como não são permitidos o banho de mar e a instalação ou utilização de cadeiras, guarda-sóis, esteiras e barracas.
Também continuam sem permissão o passeio com animais domésticos ou de estimação; prática de comércio ambulante; consumo de alimentos e bebidas alcoólicas; e utilização de bancos, cadeiras, mesas, parques infantis, brinquedos, aparelhos de ginástica e academias ao ar livre na orla.

A Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) fez o isolamento e impedirá o acesso e utilização dos equipamentos. A Guarda Municipal fiscalizará o cumprimento das regras em toda a extensão da orla, com apoio das secretarias de Esportes, Saúde e Finanças. O descumprimento das medidas poderá causar sanções administrativas e penais previstas na legislação em vigor. Denúncias podem ser feitas à Guarda Municipal, pelo telefone 153, ou à Ouvidoria, Transparência e Controle (https://egov1.santos.sp.gov.br/somweb/).

PERMITIDO
– Prática de corrida: exclusivamente na faixa arenosa, observando-se o distanciamento mínimo de 10 m (dez metros) entre os praticantes.
– Prática de caminhada: na faixa arenosa e nas calçadas na orla da praia, observando-se o distanciamento mínimo de 5 m (cinco metros) entre os praticantes.
– Prática de surfe.
– Prática de canoagem individual: permitida apenas com equipamentos individuais, mediante agendamento nas guardarias.
– Prática de stand up paddle: mediante agendamento nas guardarias.
– Prática de natação: permitida exclusivamente para fins de treinamento, apenas no trecho compreendido entre o Canal 5 e o Aquário Municipal.

PROIBIDAS
– Atividades físicas ou esportivas coletivas.
– Banhos de mar.
– Instalação ou utilização de cadeiras, guarda-sóis, esteiras, barracas e afins.
– Prática de comércio ambulante.
– Consumo de alimentos e bebidas alcoólicas.
– Passeio com animais domésticos ou de estimação.
– Qualquer fim turístico.
– Utilização de bancos, cadeiras, mesas, parques infantis, brinquedos, aparelhos de ginástica e academias ao ar-livre da orla e da faixa arenosa.

BLITZ
A Blitz Covid-19 deste final de semana (dias 4 e 5), foi a maior das três já realizadas, sendo realizados testes em 15.199 pessoas entre a Região Central e na Área Continental, sendo 1.175 resultados positivos do novo coronavírus (7,7% do total).
A quantidade de testagens somaram 37.880 exames. Nas operações anteriores, foram atendidos 12.264 munícipes na Zona Noroeste e outros 10.417 nos Morros.
As testagens foram realizadas em sete pontos, voltadas prioritariamente para os munícipes com sintomas da doença que moram no Centro Histórico, Valongo, Bairro Chinês, Vila Nova, Paquetá e Vila Mathias (Região Central) e no Caruara, Monte Cabrão, Iriri, Barnabé, Guarapá, Nossa Senhora das Neves, Cabuçu, Trindade e Quilombo (Área Continental).