
Com a inauguração da vilinha montada na Praça das Bandeiras (Gonzaga), a Prefeitura iniciou, oficialmente, na quarta-feira (3), às 19h, a programação de Natal em Santos.
Com quatro infláveis gigantes em formato de casas de contos de fadas e interatividade nas janelas, entremeados por dez árvores iluminadas, o cenário se completa com uma árvore de Natal estilizada de 26 metros, instalada na faixa de areia, e com o bonde decorado como uma enorme máquina de bichinhos de pelúcia.

A vilinha abrigará apresentações culturais e projeções em LED nas janelas do bonde. Ela integra o conjunto de decoração natalina preparado pela Prefeitura para as cinco regiões da Cidade, totalizando 2,2 milhões de pontos de LED.
HOMENAGEM
Criada pelo artista plástico Mauriomar Cid, a instalação é também uma homenagem a categorias profissionais tradicionais de Santos. “Tentamos fazer algo mais tradicional neste ano. Cada casa homenageia um grupo importante: as costureiras, os surfistas, a casa dos doces e os professores que separam as cartas das crianças. É uma pequena homenagem aos ícones da Cidade”.

O artista ressalta ainda o simbolismo do bonde decorado como máquina de brinquedos. “É como aquelas garras de pelúcia dos shoppings, todo animado, com o Papai Noel comandando. É um orgulho enorme inaugurar o Natal em Santos com obras minhas”.
IMPACTO
O prefeito Rogério Santos ressaltou o impacto da decoração na Cidade. “O maior jardim de praia virou, agora, o maior jardim de Natal. Que seja um Natal iluminado para todas as pessoas, com muita paz. É um trabalho feito em toda a Cidade. A árvore de 26 metros, com 100 mil pontos de LED, e as casinhas que representam profissões como costureiras, confeiteiras e professores mostram essa alegria e inclusão que queremos para Santos”, afirmou.
“O objetivo foi transformar a praça em um espaço festivo, colorido e interativo, com atrações para emocionar os adultos e encantar principalmente as crianças”, destacou o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), Fabrício Cardoso, que acompanhou o dia a dia da montagem.

Moradora do Embaré, Cárida Pereira aprovou a vilinha. “Achei tudo muito bonito, uma ótima ideia para trazer o espírito natalino. As crianças adoraram e os adultos também. As homenagens às profissões ficaram muito bem lembradas”, disse, acrescentando que pretende acompanhar também o Natal Criativo, no Centro Histórico.
ÁRVORE
Desde quinta-feira (27), uma megaoperação mobilizou equipes para transportar e assentar 16 blocos de concreto — 156,8 toneladas ao todo — que servem de base para a árvore estilizada de 26 metros, o equivalente a um prédio de nove andares.

A estrutura metálica modular recebe decoração com festões antichamas, estrelas e arabescos. A iluminação utiliza cerca de 100 mil pontos de LED branco, fixos e piscantes, e no topo uma estrela em 3D.

“Os blocos de concreto para a árvore de Natal, cada um com dois metros de altura, 1 de largura e 9,8 toneladas, vieram de São Paulo em quatro carretas, que fizeram duas viagens cada, em função do peso das peças”, comentou o secretário Fabrício Cardoso.
Os blocos, transportados por um guindaste P&H, foram posicionados em círculo na faixa de areia, formando um diâmetro de nove metros. Com uma lança de mais de 30 metros de altura, esse tipo de guindaste é utilizado em construção de pontes, torres e edifícios, e em operações de carga e descarga em portos e estaleiros. A operação contou com apoio da CET e da Guarda Civil Municipal.
“A decisão de colocar blocos de concreto, a título de base, foi para evitar a cravação de estacas na faixa de areia”, afirmou o secretário. Passados os festejos natalinos, as peças serão removidas, sem causar qualquer comprometimento ambiental.
As quatro carretas que transportaram os blocos chegaram a Santos na noite de quarta e pernoitaram na empresa Granport Multimodal Ltda., no Chico de Paula, cujas instalações foram cedidas pelo proprietário, José Roberto Luiz Ramos.
A vilinha é parte do Natal Criativo, evento que integra as comemorações dos 480 anos de Santos e conta com patrocínio da Ecovias e apoio da Keeta.
DECORAÇÃO NATALINA SE ESPALHA PELA CIDADE
A ornamentação nas cinco regiões de Santos inclui um trenzinho para passeios no Jardim Botânico e outro, com 24 lugares e acessibilidade, na Praça Luiz La Scala (Ponta da Praia), que atravessará um túnel interativo de 25 metros de comprimento, em formato de baleia. No interior desse inflável, há duas telas de 42 metros quadrados, de alta definição, para uma verdadeira imersão dos passageiros no mundo marinho.

Enfeites natalinos infláveis, de grandes dimensões, novidade desse ano, e árvores estilizadas de LED, tipo cerejeira, enfeitarão os jardins da orla, onde os postes da ciclovia e as árvores chapéu-de-sol serão ornamentados.

Elementos 2D também decorarão as muretas dos canais 1 ao 7, os postes da Praça da Independência e da Avenida Ana Costa, assim como os braços dos postes das ruas Azevedo Sodré e Tolentino Filgueiras.
A Praça Duas Rodas ganhou árvore estilizada, enquanto a fachada do Deque do Pescador e da Ponte Edgard Perdigão, e o Monumento Amo Santos, todos na Ponta da Praia, ornamentação especial. Já o Novo Quebra-Mar (Praia do José Menino) terá cordões de LED nas palmeiras e elementos decorativos 2D nas árvores naturais.

Uma árvore estilizada é destaque na Praça Caio Ribeiro de Moraes e Silva, enquanto na Abílio Rodrigues Paes (Aparecida) e na área em frente à Basílica de Santo Antônio do Embaré serão instaladas árvores de luzes tipo cerejeira. O Largo Waldemar Nicolau Canellas (Aparecida) também ganhará ornamentação festiva nos postes.

ZONA NOROESTE
Além do trenzinho elétrico iluminado, o Jardim Botânico Chico Mendes (Bom Retiro) receberá decoração especial na fachada e ganhará uma grande árvore estilizada.

A frente do Centro de Atendimento ao Turista e de Comércio de Artesanato (camelódromo da Zona Noroeste, bairro Castelo) e a Praça do Piratininga também terão elementos decorativos, enquanto o Parque dos Mangues (Santa Maria), árvore de led,estilo cerejeira.
Haverá também decoração nos postes das avenidas Martins Fontes, Jovino de Melo e Álvaro Guimarães, e das praças da Paz Universal, Bruno Barbosa, Jerônimo La Terza, Santa Paulina e Antônio Guilherme Gonçalves – esta última também ganhará uma árvore estilizada.
Já as palmeiras da Praça Júlio Dantas terão cordões de LED, enquanto a caixa d’água do Morro do Ilhéu, cascata de luzes.
MORROS
As árvores naturais da Lagoa da Saudade e da Praça Guadalajara (Morro da Nova Cintra) serão enfeitadas com cordões de LED e ganharão árvore natalina especial e outras, de led, tipo cerejeira.

Já as avenidas Santista, Antônio Manoel de Carvalho e Guilherme Russo, além da Rua 3 (em frente à Praça do Céu, Vila Progresso), o entorno da Praça Guadalajara (Morro da Nova Cintra) e o Largo São Bento (Morro São Bento) contarão com elementos natalinos em postes.
ÁREA CONTINENTAL
Ilha Diana, Iriri, praça principal de Monte Cabrão, Rua Andrade Soares, Rua Marginal (Caruara e Vale do Quilombo) contarão com ornamentação natalina em postes.
Uma árvore de Natal estilizada será o destaque da Praça das Palmeiras (Caruara), que também terá suas árvores naturais decoradas com cordões de LED, a exemplo da Praça da Policlínica.

A decoração está a cargo da empresa BMB Construções, vencedora do pregão eletrônico. O investimento é de R$ 8.142.000,00, recursos do orçamento municipal.
Os trabalhos são supervisionados por profissionais da Seinfra, sob a coordenação do engenheiro eletricista Paulo Aguina.
O Natal Criativo, que integra as comemorações dos 480 anos de Santos, conta com patrocínio da Ecovias e apoio da Keeta.

Esta iniciativa contempla os itens 9, 10 e 11 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades, e Cidades e Comunidades Sustentáveis. Conheça os outros artigos dos ODS.
Fotos: Carlos Nogueira, Henrique Teixeira, Kleber Moura e divulgação