Para melhorar o problema do tempo abusivo nas filas das balsas, um projeto de lei foi apresentado – por uma ação em conjunta entre vereadores de Santos e Guarujá – com o objetivo de fixar como tempo máximo de espera na fila para todas as travessias. O intuito é que a espera tenha um prazo de 20 minutos.
O objetivo é que se o usuário do serviço permanecer por mais do que esse tempo na fila, ele não pague pelo trajeto percorrido pela embarcação na travessia entre os dois municípios. Neste caso, o motorista realizaria um registro com as autoridades de trânsito presentes na fila – que teriam a responsabilidade de fiscalizar essa movimentação – ficando a concessionária infratora sujeita à multa de cem vezes o valor da tarifa ou ficará livre da autuação se isentar da tarifa o usuário que ficou acima do limite de espera na fila.
De acordo com o presidente Câmara de Guarujá, Edilson Dias de Andrade, a ideia é forçar que a empresa melhore o atendimento, pois os usuários não pagarão a balsa se ficarem mais do que 20 minutos na fila.
O vereador da cidade de Santos, Antonio Carlos Banha Joaquim, também acha que a população não pode ser refém dessa situação. “A população não aguenta mais, precisamos dar uma resposta eficiente, e há tempos buscava uma saída jurídica para que o município pudesse se envolver, uma vez que o sistema é regido pelo Estado”, afirmou.
Após a apresentação do projeto, os vereadores farão uma vistoria conjunta na travessia conversando com usuários e funcionários. A ideia é levar a proposta para o conhecimento de outros vereadores de Bertioga e Ilhabela. “Para tornar-se algo eficaz, a ação deve ser Metropolitana. Por isso estamos trabalhando em conjunto com o Presidente da Câmara do Guarujá, Edilson Dias, e combinando uma vistoria para sexta-feira (15) ou segunda-feira (18), dependendo do clima”, afirmou Banha.
A empresa, responsável pelo serviço, Dersa informou, por meio da assessoria, que não foi notificada oficialmente e que somente fará uma pronunciamento quando tiver acesso a todas as informações.
Travessia do sentido de Santos para o Guarujá


Foto: Isabella Graça/ Mais Santos