PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Santos: agentes eliminam 25 focos com larvas do Aedes no BNH-Aparecida

Da Redação

Um total de 1.310 imóveis vistoriados e eliminação de 25 focos com larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana. Este foi o resultado do bloqueio ao Aedes realizado na terça-feira (9) pela Seção de Controle de Vetores, da Secretaria Municipal de Saúde, no Conjunto Habitacional Humberto de Alencar Castelo Branco (BNH), na Aparecida.

Segundo informações da Prefeitura de Santos, os focos com larvas estavam em bandejas de geladeiras, calhas, pratos de vasos com plantas, ralos externos e galões de água.

A chefe técnica da seção, Ana Paula Favoreto, explica que o bloqueio difere do mutirão porque se trata de uma ação específica em quadras onde há a confirmação de uma das doenças transmitidas pelo mosquito. Já no mutirão, os agentes percorrem todo o bairro, independentemente da confirmação de casos.

O setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC) da Saúde participou da ação, orientando moradores na feira livre realizada na Rua Frei Francisco Sampaio.

Balanço
Nos nove mutirões realizados este ano foram eliminados 855 focos com larvas do mosquito. Quatro bairros receberam nebulização: Gonzaga, Macuco, Estuário e Ponta da Praia. Nesta quarta-feira (10), a nebulização será feita no Rádio Clube e em parte do Castelo.

Santos registrou este ano 73 casos de chikungunya, 64 de dengue e nenhum de zika. O último registro de febre amarela urbana data da década de 1940.

Foto da capa: Divulgação/Anderson Bianchi – Prefeitura de Santos