PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Santos recebe R$15 milhões para revitalização da Alemoa Industrial

O investimento vem após a greve dos caminhoneiros autônomos, na última quarta-feira (30), que pediam melhorias no trecho. Os recursos virão do Governo do Estado. 

 

Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos 

Por Vinícius Farias 

A Prefeitura de Santos receberá R$15 milhões para realizar obras de revitalização na Alemoa Industrial. O investimento vem após a greve dos caminhoneiros autônomos, na última quarta-feira (30), que pediam melhorias no trecho. Segundo a administração municipal, os recursos virão do Governo do Estado. A definição é resultado de reunião entre o chefe do Executivo santista, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), lideranças do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sindicam-Santos) e representantes da categoria, no Palácio dos Bandeirantes, na capital, na noite de sexta-feira (1°).

Segundo a administração municipal, a estratégia apresentada pelo município, após conversações com os caminhoneiros, e aprovada pelo governador, inclui medidas de curto, médio e longo prazos. As medidas visam melhorar a fluidez no trânsito na área portuária. 

A medida anunciada refere-se ao agendamento eletrônico a ser realizado pelos terminais, agilizando o atendimento destinado aos caminhoneiros.

“Fizemos um plano de melhorias do geométrico da Alemoa Industrial. São obras de pavimentação e drenagem na entrada do local. Parte da área é do Governo Federal, parte do Estado e parte pertence ao Município. O governador vai atender e fará a obra. Então ganha toda a Cidade de Santos e o trabalho dos caminhoneiros que têm ali um dos gargalos para a entrada de Santos”, informa o prefeito.

Também serão realizadas obras viárias no longo prazo. “Será a construção de dois viadutos. Um que está incluído na Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), que o próprio governador, quando ministro da Infraestrutura, incluiu, e o outro no fim da Alemoa, que ele vai fazer agora como governador, atendendo todos os pleitos do Sindicato dos Caminhoneiros. Foi um sucesso”, finaliza Rogério Santos.

Greve dos caminhoneiros autônomos

Na última quarta-feira (30), os caminhoneiros autônomos que trabalham na área industrial de Santos cruzaram os braços pacificamente. A categoria pedia melhorias na entrada e saída do Porto de Santos. 

Segundo o sindicato, o motivo da paralisação são as problemáticas logísticas com os atrasos de agendamentos dos terminais, nos quais acarretam o excesso de veículos na região portuária, prejudicando o setor de transportes como um todo. 

Na quinta-feira (31), o Sindicam-Santos participou de uma reunião com CET-Santos. No encontro, foram debatidas propostas e soluções para o desafio da regularização do trânsito na região.