A cidade de São Vicente inicia, amanhã (3), o Mutirão Mãos A Obra. De acordo com a Prefeitura, com cronograma definido para atender, simultaneamente, a um bairro da Ãrea Insular e a um bairro da Ãrea Continental, as atividades serão realizadas das 8 horas à s 17 horas e têm como ponto de partida o Jóquei Clube (Insular), com concentração na Praça Matteo Bei, e na Avenida Vereadora Angelina Pretti (Continental), com serviços sendo executados a partir da Ponte dos Barreiros.
O Mutirão ‘Mãos à Obra’ – é uma ampla frente de trabalho que vai percorrer São Vicente até maio de 2020 -, que conta com a parceria entre a Prefeitura e a Fundação Professor Manoel Pedro Pimentel (Funap).
Ainda conforme a municipalidade, por meio desse convênio a Penitenciária 2 de São Vicente, que faz parte da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), disponibilizará 75 reeducandos do regime semiaberto no Sistema Prisional de São Paulo. Todos eles têm uma qualificação profissional (pedreiro, auxiliar de pedreiro ou eletricista) e vão atuar nas ações previstas para os bairros vicentinos.
Durante a frente de trabalho, os reeducandos serão divididos entre as duas áreas e ajudarão as equipes da Prefeitura em serviços como tapa buraco; limpeza de ruas e avenidas; pinturas de guias; varrição; capinação; reparos no sistema de iluminação; e fiscalização de calçadas irregulares, muros inacabados e terrenos abandonados.
Segundo informações da direção da Penitenciária II de São Vicente, 98.95% dos reeducandos em regime semiaberto da unidade estão, atualmente, trabalhando. A iniciativa de São Vicente, além de reforçar as frentes de trabalho da Prefeitura, contribui para a socialização dos reeducandos.
O convênio firmado entre a Prefeitura de São Vicente e a Funap estabelece que os 75 reeducandos, enquanto estiverem atuando no Mutirão, tenham direito à bolsa-auxÃlio no valor de 75% do salário mÃnimo e remição de pena. Eles também receberão roupa de trabalho e todos os equipamentos de segurança necessários à s atividades que serão desenvolvidas.
Foto: Divulgação Prefeitura de São Vicente