O mês de abril já começou e nesta segunda-feira (1) a previsão é de sol e calor para todas as regiões paulistas. O dia ainda amanheceu com temperaturas mais baixas, mas com a presença do sol. A tarde será marcada por calor e grande parte das cidades, que já se aproximam dos 30°C. A máxima para a cidade de Santos é 29°C.
A demais cidades seguem a mesma expectativa. São Vicente, Guarujá, Bertioga, Cubatão, Praia Grande, Itanhaém e Mongaguá terão máximas de 29°C. A exceção será PeruÃbe que terá máxima de 31°C.
O site Climatempo divulgou que o Sistema Cantareira vai encerrar o mês de março com o nÃvel de armazenamento um pouco acima de 55% do volume útil. Uma situação parecida com o final de março de 2018, quando o volume estava em 54,3% do total.
Apesar da notÃcia ainda não é possÃvel comemorar, avaliam os meteorologistas do órgão de previsão do tempo.”Uma situação ideal para iniciar o perÃodo mais seco do ano, seria o Cantareira com pelo menos 70% da sua capacidade”, afirma a meteorologista Josélia Pegorim
A chuva do verão de 2019 foi irregular, mas o volume elevado observado durante o mês de fevereiro foi determinante para manter o sistema numa situação semelhante ao mesmo perÃodo do ano passado.
O perÃodo normal de redução da chuva em São Paulo passa a ser observado a partir de agora, durante os meses de outono e inverno. É normal que a chuva não venha mais volumosa como nos temporais de verão.
Uma situação confortável e favorável ao Cantareira e a população seria se o nÃvel do Sistema Cantareira estivesse em pelo menos 70%. PassarÃamos um outono e inverno despreocupados, acreditam os meteorologistas. O volume em torno de 55% não é tão grave, mas também não é confortável e é preciso ter atenção e responsabilidade no consumo de água, já que serão vários meses com pouca chuva em São Paulo e na Região Sudeste de maneira geral.