PUBLICIDADE

1.0 - SANTOS

Santos cria Comitê de Enfrentamento ao coronavírus

Da Redação

A Prefeitura de Santos publica no Diário Oficial do Município, na edição desta segunda-feira (16), decreto que cria o Comitê Municipal de Contingência para Enfrentamento ao coronavírus. O órgão colegiado consultivo será formado por 30 representantes de 26 órgãos, instituições e entidades dos setores público e privado e da sociedade civil. A primeira reunião será realizada na segunda (16), às 11h, na Sala de Situação do Paço Municipal.

A criação do comitê é mais uma estratégia de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) realizada pelo Município. O objetivo é a discussão e definição de ações e medidas conjuntas que possam ser adotadas a partir da confirmação da doença na Cidade, diante da pandemia e avanço dos casos no Brasil.

O comitê será coordenado pelo secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz, e contará com o secretário-adjunto Valter Makoto e três representantes do Departamento de Vigilância em Saúde. Da Administração Municipal, participam ainda os secretários de Comunicação, Educação, Cultura, Turismo, Esportes, Finanças e Gestão e o presidente da Capep-Saúde.

Haverá também integrantes do Complexo Hospitalar dos Estivadores (gestão com o Instituto Hospital Alemão Oswaldo Cruz) e dos hospitais Guilherme Álvaro (estadual), Santa Casa e Beneficência Portuguesa (filantrópicos); do Departamento Regional de Saúde (DRS); Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Outros órgãos que completam a relação são a Autoridade Portuária, Associação Comercial de Santos, Sindicato do Comércio Varejista, CDL Santos, CDL Praia, Santos Convention & Visitors Bureau, Associação Paulista de Medicina, Unimed e os conselhos municipais do Idoso e da Saúde. Vale lembrar que a Cidade não tem casos confirmados da doença; possui atualmente 20 suspeitas sob monitoramento.

Prevenção

Gestores da Secretaria de Saúde de Santos reúnem-se, desde o início da epidemia do Covid-19, com representantes da área nas esferas estadual e federal e promove capacitações dos profissionais de saúde para atendimento de casos suspeitos, sendo estabelecidos fluxos de investigação epidemiológica e encaminhamentos para unidades hospitalares.

Mais de 300 profissionais da rede municipal de saúde foram capacitados pelo médico infectologista Marcos Caseiro e equipe da Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep). Os técnicos e gestores da pasta também participaram de capacitação no Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), do governo estadual, e de simulado de atendimento no Porto de Santos, coordenado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Autoridade Portuária (SPA).

O Programa Saúde na Escola promoveu capacitação sobre medidas preventivas contra a doença como importância da lavagem das mãos e higiene dos ambientes para orientadores pedagógicos da rede municipal, agentes multiplicadores das informações para as escolas, e diretores e representantes de outras escolas públicas e particulares.

Plano de Contingência

Mais cedo, o prefeito de Santos e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), Paulo Alexandre Barbosa, irá se reunir com prefeitos e secretários de saúde da Região. O objetivo será traçar um plano de contingência regional para enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19). A reunião terá a participação da diretora do Departamento Regional de Saúde (DRS-4), Paula Covas.