Retenção de despesas, metas cada vez mais desafiadoras e contratempos já fazem parte da rotina de um bom administrador. Mas e os detalhes para essa redução acontecer na prática? O especialista em turnaround Flávio Ãtavo destaca abaixo três dicas para reduzir parte dos problemas e, o melhor, delegar para outras partes interessadas. Confira.
Dica 1 – Cada despesa precisa ter um “donoâ€, ou seja, alguém que será responsável por acompanhar e tomar providências no sentido de reduzir tais gastos. Então designe um responsável por cada linha de despesa. Quando uma responsabilidade é atribuÃda a outra, os efeitos surgem a curto prazo e o processo costuma ser altamente eficaz.
Dica 2 – Reveja todos os contratos e fornecimentos. Rever não significa trocar, mas sim revê-los. Tente aumentar o prazo, reduzir o tamanho do pedido, fracionar o tamanho dos lotes de compra, etc. Nem sempre o preço é a solução mais importante. É preciso manter bom relacionamento com o fornecedor para arranjar novas soluções.
Dica 3 – Separe o que é essencial daquilo que não é. Uma ilustração para essa dica é que podemos manter a qualidade em um item X, considerado item essencial, que eu nunca poderei mexer. No entanto, posso pensar em alternativas diferentes no seu frete de transporte, por exemplo. Nessa situação é possÃvel definir fretes mais baratos, alternativas mais simples e eficazes, ao invés de optar por fretes carÃssimos e altamente qualificados.
Foto: Pixabay