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Santos / Economia

Consumidores tem preferência em presente entre R$100 e R$ 200 para o Dia dos Namorados

Consumidores da Baixada Santista pretendem gastar entre R$100,00 e R$200,00 em presentes para o Dia dos Namorados este ano. Isso é o que aponta a pesquisa de expectativa e consumo realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista (SincomércioBS) com clientes e empresários das nove cidades da região.

A maioria, que opta pela faixa R$100,00 e R$200,00, totaliza 46% dos entrevistados. Quem não quer exceder o limite de R$100,00 representa 34% e os que têm a intenção de gastar entre R$200,00 e R$300,00 somam 8% das respostas. Aqueles que querem desembolsar um pouco mais na hora de presentear, com itens entre R$300,00 e R$400,00 e acima de R$400,00, acumulam 6% cada.

Mais uma vez, os produtos mais procurados serão os artigos de vestuário (28%) e perfumes e cosméticos (23%), mas chocolates (23%) e flores e calçados (14%) também são escolhas populares entre os compradores. Além destes, recebem destaque os itens jóias e acessórios (11%), bolsas e acessórios (8%), eletrônicos (6%) e óculos (4%). Cestas de café da manhã e livros completam a lista com 2% de intenção de compra cada. No questionário, os entrevistados podiam escolher entre uma ou mais opções de presentes.

Para a maioria dos consumidores (51%), o que mais chama atenção na hora de escolher uma loja para a compra são as promoções e liquidações. Outra prioridade para quem irá gastar no período é o bom atendimento (47%), mas uma vitrine bem arrumada ou chamativa (17%) também atrai quem passa pelo comércio. Um produto novo ou diferente no mercado instiga 19% dos clientes. Baseiam a compra em propaganda na TV, internet, revistas ou jornais apenas, assim como em outros atrativos, 2% cada.

Com 41%, o pagamento no dinheiro é o favorito para quitar a dívida. O pagamento à vista também será feito no débito por 35% dos consumidores. E, para 24%, a compra será feita parcelada no cartão de crédito.

 

EMPRESÃRIOS ESTÃO OTIMISTAS

 

A pesquisa também ouviu os empresários da região sobre a expectativa de vendas para o Dia dos Namorados. Para 62%, o nível das vendas deverá aumentar em relação ao ano passado. Já 25% acreditam que o faturamento se manterá o mesmo e apenas 13% preveem queda na receita.

Entre os que esperam crescimento, 41% creem que o aumento será entre 5% e 10% em comparação ao mesmo período em 2017. Aqueles que antecipam expansão entre 10% e 15% somam 34% e 19% dos lojistas preveem aumento de até 5%. Apenas 6% dos comerciantes acreditam que o crescimento máximo será superior a 15%. Entre o percentual de empresários que esperam um cenário negativo neste ano, 100% deles apontaram a crise econômica como o principal motivo para uma possível queda nas vendas.

A oferta de novos produtos é a principal estratégia para atrair os consumidores e aumentar as vendas de acordo com 73% dos entrevistados. Outros 69% pretendem investir na decoração especial da vitrine e da loja, enquanto 50% acreditam que o maior chamariz é a divulgação nas redes sociais. Também foram citados treinamentos de funcionários (15%), propaganda em TV, rádio ou jornais (10%) e promoções (4%). Pontuaram nos 2% aqueles que ainda não tem estratégia definida. Neste questionário, os comerciantes podiam escolher entre uma ou mais ações de vendas.

Em relação a funcionários temporários, 85% dos empresários ouvidos não devem contratar mão de obra extra para o período. Entre os que planejam aumentar o quadro de colaboradores, 57% devem admitir dois novos funcionários, outros 29%, um, e 14%, quatro.

O levantamento foi realizado entre 20 e 31 de maio, com 100 entrevistados, nas nove cidades da Baixada Santista. A pesquisa tem caráter quantitativo, pelo método de levantamento com amostra aleatória simples e estratificada.