Da Redação
Uma nadadora de 14 anos que disputou uma prova em Santos há cerca de dez dias morreu neste sábado (19) em decorrência da Covid-19. Segundo informou Federação Aquática Paulista (FAP), Mariana Franklin Ferreira Silva estava internada no Hospital Regional de Presidente Prudente (SP).
Mariana fazia parte da equipe Apan Presidente Prudente, que nos dias 9 e 10 deste mês disputou o 1º Torneio Nacional Integração – Campeonato Brasileiro Virtual de Integração. A competição foi realizada no Centro Esportivo e Recreativo do Rebouças, em Santos. Depois disso, o time dela ainda participou do Paulistão FAP, em Bauru, entre os dias 16 a 19.
Organizadora das competições, a FAP emitiu nota de pesar pela morte de Mariana e afirmou que todas as medidas de segurança foram tomadas e constantemente relembradas, orientadas e cobradas pela FAP em ambas as competições.
“Em casos confirmados de Covid-19 em até 14 dias após a realização do evento, é obrigatório informar à FAP, e a todos que tiveram contato com o participante infectado, para que todos os cuidados necessários à saúde sejam providenciadosâ€, disse a entidade.
Prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Santos informa que “o evento realizado na piscina olÃmpica do Complexo Esportivo Rebouças foi organizado e promovido pela Federação Aquática Paulista (FAP). Todos os protocolos de prevenção ao coronavÃrus foram exigidos e aplicados na competição esportiva, que ocorreu sem a presença de público espectador e sem nenhuma aglomeração de pessoas”.
A Administração Municipal prossegue: “De acordo com a FAP, todos os atletas inscritos cumpriram as regras preventivas e assinaram termos de responsabilidade e consentimento de participação, bem como preencheram formulário para comunicação sobre as condições de saúde e possÃveis sintomas da Covid-19”.
Foto: Reprodução