
Na manhã desta quinta-feira, 24 de julho, a Divisão Especializada em Investigações Criminais (D.E.I.C.) deflagrou uma operação de alta complexidade que desmantelou um esquema milionário de desvio e receptação de carga de café. A ação, coordenada pela 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da DEIC, teve como alvos dois imóveis em São Vicente, onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão.
A investigação teve início em março, após o desaparecimento da carga. O motorista envolvido confessou participação no crime, revelando uma rede criminosa articulada na Baixada Santista. Parte da carga foi localizada em fase anterior da apuração.
Durante o cumprimento dos mandados, um homem de 35 anos foi preso em flagrante ao tentar fugir. Em sua residência, foram apreendidos: uma pistola calibre .380 com numeração suprimida, 19 munições, quatro placas veiculares escondidas, dois celulares (um deles danificado e jogado na piscina), cinco cartões bancários, três caixas de celulares vazias, um drone DJI, um detector de metais, um notebook Dell e uma camiseta listrada da marca Lacoste, peça-chave para a investigação. Sua prisão com relação ao Estatuto do Desarmamento, foi registrado em outro Boletim de Ocorrência. Também foi apreendido um veículo Honda HR-V utilizado na escolta da carga desviada.
Em outro endereço, foi apreendido o celular de um segundo investigado, de 34 anos, com mensagens trocadas com o principal articulador do esquema. Ambos foram conduzidos à unidade especializada. O material apreendido será analisado minuciosamente e poderá revelar novos envolvidos na organização criminosa.