Da Redação
Dois homens foram presos em Santos como parte da Operação Piànjú deflagrada nesta terça-feira (15) pela Polícia Civil. A ação tinha como objetivo prender integrantes de uma organização criminosa que realizavam lavagem de dinheiro, falsificação de documentos públicos e particulares, inserção de dados falsos em sistemas informatizados, estelionatos e falsa comunicação de crime.
Segundo informações da Polícia Civil, as prisões em Santos foram realizadas por equipes da 1º Delegacia de Investigações Gerais (1º Deic). O primeiro, de 40 anos, foi localizado no bairro Boqueirão. O outro, de 63 anos, foi preso no Gonzaga.
Deflagrada simultaneamente em quatro estados (São Paulo, Espírito Santo, Alagoas e Ceará), a Operação Piánjù é fruto de dois anos de investigações realizadas pela Divisão de Furtos e Roubos de Veículos da Polícia Civil do Espírito Santo.
Os investigadores descobriram que essa organização criminosa, sediada no Espírito Santo, movimentou mais de R$ 800 milhões em transações financeiras fraudulentas enviadas aos Estados Unidos e China. A Polícia Civil rastreou e monitorou essas ações.
Detalhes sobre as investigações e os números dessa operação serão divulgados mais tarde pela Polícia Civil do Espírito Santo.
Piànjú é um termo de origem chinesa que, em português, quer dizer falcatrua e/ou fraude.
Foto: Divulgação/Polícia Civil