PUBLICIDADE

Santos / Polícia

PF cumpre mandados na região contra tráfico de substâncias na Santa Casa de São Paulo

Da redação  

A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira (16), uma operação para investigar desvios de um anestésico potente da Santa Casa de Misericórdia em São Paulo. A substância tinha como destino os Estados Unidos, onde era ingerida indevidamente e misturada com drogas. Por conta disso, a investigação conta com a colaboração da agência norte-americana de combate a drogas (DEA). Já foram expedidos oito mandados de prisão e nove mandados de busca e apreensão. Um deles vai ser cumprido em Itanhaém. 

A operação intitulada de “Ampulla”, apurou que a substância anestésica, conhecida como opióide Fentanil, era desviada por três funcionários do Hospital ou importados da China para serem revendidos no Brasil e na América do Norte. O medicamento é 50 a 100 vezes mais forte que a morfina, o que atrai muitos usuários dos Estados Unidos, que é um país conhecido por misturar produtos farmacêuticos a drogas para aumentar a potencialização do entorpecente. O resultado da mistura pode gerar mortes.  

Os outros mandados serão cumpridos nas cidades de São Paulo (SP), São José (SC), Tijucas (SP) e Florianópolis (SC).  

A investigação começou a partir de informações trocadas entre a DEA e a PF quando três pacotes de ampola com Fentanil foram enviadas no final do ano passado de Florianópolis, em Santa Catarina, à Miami, localizada nos Estados Unidos. Isso permitiu o rastreio das encomendas e o descobrimento da origem do medicamento.  

Os funcionários que faziam parte do tráfico também desviavam outras substâncias da entidade para venda online. Os investigados responderão por tráfico internacional de drogas e de associação para o tráfico e podem chegar a mais de 30 anos de prisão.