PUBLICIDADE

Santos / Polícia

Polícia Federal aprofunda desarticulação de organização criminosa especializada no tráfico transnacional de drogas por via marítima

Crédito: Arquivo/PF

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (11), a 2ª fase da Operação TAEGUK, com o objetivo de aprofundar a repressão e desarticulação de Associação Criminosa sediada na Baixada Santista, especializada no tráfico internacional de drogas a partir de portos brasileiros, com foco no transporte de grandes cargas de cocaína por meio de embarcações marítimas.

Na presente fase, são cumpridas 12 ordens de prisão e 10 mandados de busca e apreensão em diferentes localidades do país: 1 em Angra dos Reis/RJ, 1 em Vera Cruz/BA, e 8 no Estado de São Paulo, distribuídos entre os municípios de Praia Grande (1), Guarujá (4), São Vicente (1) e Bertioga (1).

As diligências visam à responsabilização penal de indivíduos envolvidos no transporte de 1.600 kg de cocaína, carregados em uma embarcação que partiu do litoral paulista e teve a droga apreendida posteriormente na região de Cabo Verde. As investigações apontaram que o grupo criminoso atuava mediante sofisticadas técnicas de ocultação da droga em navios, incluindo a utilização de compartimentos ocultos e a cooptação de tripulantes, com o objetivo de abastecer os mercados europeu e africano.

Além das medidas restritivas de liberdade e busca, o juízo competente determinou o bloqueio de bens e valores até o montante de R$ 310.000.000,00, visando a descapitalização da organização criminosa e a reparação dos danos decorrentes da atividade ilícita.