Em uma ação que durou todo o dia desta segunda-feira (18), no interior de um terminal portuário de Santos, servidores da Alfândega localizaram 158 quilos de cocaína escondidos dentro de uma retroescavadeira prestes a ser exportada para a Europa.
A carga tratava-se de uma retroescavadeira usada que seria exportada para Valência, na Espanha, mas que passaria por baldeação no Porto de Antuérpia, na Bélgica. Sua seleção se deu através de critérios objetivos de análise de risco, sendo várias máquinas do mesmo tipo escolhidas e submetidas à inspeção não intrusiva por escâner.
Em uma delas, devido às imagens e demais características observadas, cortou-se uma abertura na parte lateral do braço de acionamento da caçamba, por meio da qual foram localizados e retirados dezenas de tabletes envoltos em material plástico, totalizando 158 quilos de cocaína.
A droga interceptada pela Receita Federal foi entregue à Polícia Federal, que acompanhou a operação a partir de sua localização, e que prosseguirá com as investigações, a partir das informações fornecidas pela Alfândega.
Divulgação (Receita Federal)




