Em ambas as ocorrências, a Guarda Civil Municipal (GCM), utilizou o sistema integrado de monitoramento do Centro de Controle Operacional (CCO), para prender os criminosos.Â
Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos
Por VinÃcius Farias
Seis homens foram presos em flagrante por furtos que aconteceram no Centro e no bairro Encruzilhada em Santos, na madrugada desta sexta-feira (14). Em ambas as ocorrências, a Guarda Civil Municipal (GCM), utilizou o sistema integrado de monitoramento do Centro de Controle Operacional (CCO), para prender os criminosos.
Em uma das ocorrências, câmeras flagraram dois homens forçando um aparelho semafórico de pedestres, localizado no cruzamento das ruas João Pessoa e Dom Pedro II, no Centro. Pelas câmeras, é possÃvel visualizar a dupla arrancando o equipamento, envolvendo em um saco preto e fugindo a pé.
Com as caracterÃsticas fÃsicas repassadas pelas equipes do CCO, agentes da Guarda Municipal conseguiram localizá-los na Rua Amador Bueno. Em abordagem pessoal, nada foi encontrado, mas o monitoramento informou aos agentes que os acusados haviam dispensado o equipamento ao lado de onde estava sendo feita a abordagem, no jardim de um prédio.
Os criminosos confessaram o delito, foram presos e encaminhados para a delegacia. O equipamento semafórico foi recuperado e restituÃdo à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos
Escola
Após denúncia via CCO, quatro suspeitos foram presos pela GCM por furto na antiga escola estadual Cleóbulo Amazonas Duarte, na Encruzilhada. Na última quarta-feira (12), a GCM também deteve dois criminosos após furtarem cerca de 20 quilos de fios e cabos de energia do prédio.
Com as informações repassadas, a Guarda Municipal foi ao local e, durante vistoria, um homem tentou empreender fuga pulando o muro da escola, mas acabou sendo preso pouco tempo depois. Outra guarnição abordou outros três indivÃduos dentro da unidade.
Com eles, foram recuperados diversos objetos já prontos para serem levados em um carrinho de supermercado, com uma grande quantidade de fios elétricos, material de escritório e de limpeza, equipamentos de informática, um celular e ferramentas utilizadas no crime.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos
Os suspeitos foram conduzidos à Central de PolÃcia Judiciária (CPJ), onde permanecem presos à disposição da autoridade judiciária.