Da Redação
“Juntos Salvamos Vidas†é o tema das ações do Maio Amarelo, movimento de âmbito internacional que mobiliza a sociedade e o poder público para soluções capazes de tornar o trânsito mais seguro e humano.
Para mais essa edição, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) lançará vÃdeo educativo e um novo programa de palestras para empresas, ambos sobre posturas de adequadas para a circulação de pedestres e condutores.
Santos chega a este Maio Amarelo motivada por resultados alcançados na preservação de vida, pois conseguiu, em cinco anos, reduzir em 62,7% as mortes em acidentes na sua malha viária.
Conforme dados do Infosiga, o sistema de gerenciamento do programa Respeito à Vida, do governo estadual, no ano passado a Cidade registrou o menor número de óbitos no perÃodo, com 16 casos. Em 2017, foram 43 vÃtimas fatais. Mesmo considerando apenas os dois últimos anos (2020 e 2021), a queda na fatalidade também é expressiva: 53%.
A análise do biênio mostra, ainda, que o número de óbitos regrediu acima de 50% em quatro das cinco formas de locomoção apuradas: moto, pedestre, automóvel e bicicletas.
SEGURANÇA NO FOCO
Para o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), Antonio Carlos Silva Gonçalves, a redução das mortes no trânsito é um estÃmulo à sequência do trabalho desenvolvido na Cidade também no Maio Amarelo. “Uma vida que seja perdida deve ser lamentada, mas a queda de ocorrências fatais demonstra que ter um trânsito mais seguro é, sim, viável e um objetivo a ser buscado continuamente, num esforço conjunto do poder público e da sociedadeâ€.
Em Santos, a Prefeitura, por meio da CET, mira esse propósito por meio de intervenções de engenharia viária, como a revitalização da sinalização, implantação de novos projetos (como rotatórias e lombofaixas) e outras medidas que facilitem e tornem mais seguros os deslocamentos de pedestres e motoristas. E mais: as ações de monitoramento e fiscalização dos agentes de trânsito, para coibir o desrespeito à legislação e evitar acidentes.
MAIO AMARELO
Uma das novas ações que a companhia lança no mês do Maio Amarelo é um novo programa de palestras para empresas, que poderão, de acordo com as caracterÃsticas e necessidades dos seus colaboradores, escolher entre cinco temas: Legislação de trânsito, Alterações no Código de Trânsito e seus impactos, Direção Defensiva, Acidentes de Trânsito e Sipat´s (especificas para semana interna de prevenção a acidentes).
As empresas interessadas poderão entrar em contato pelo e-mail gced@cetsantos.com.br e obter mais detalhes sobre o programa.
Ainda dentro do mês dedicado à segurança no trânsito, um novo vÃdeo educativo será lançado com dicas de comportamento seguro especÃfica para cada um dos segmentos de usuários das vias públicas: pedestre, ciclista, motociclista e motorista. A peça será veiculada no portal da companhia e redes sociais da Administração Municipal.
Óbitos em Santos nos últimos cinco anos (- 62%).
Histórico/vias municipais:
Ano Óbitos
2017 43
2018 41
2019 27
2020 34
2021 16
fonte: Infosiga
Programa de Educação para o Trânsito investe na crianças e orienta público de todas as idades
O trabalho para transformar o trânsito santista também prioriza a educação. São campanhas, palestras, cursos e várias outras atividades para conscientização, tanto de condutores como das pessoas que transitam a pé. As iniciativas alcançam desde crianças, preparando-as para o futuro e fazendo delas multiplicadores de informações, a jovens, adultos e idosos.
No ano passado, o projeto de teatro de fantoches que aborda noções de segurança no trânsito com crianças da educação infantil foi acompanhado por 600 alunos em 11 escolas públicas e particulares. Já em 13 unidades, foram realizadas palestras assistidas por cerca de 2 mil estudantes do ensino fundamental.
E, ainda, programações especiais de educação e conscientização ocorreram em datas alusivas à temática, como a Semana Nacional do Trânsito e o Maio Amarelo.
CAMPANHAS DESENVOLVIDAS (2021)
Faixa Viva – sobre prioridade do pedestre em faixa de travessia sem semáforos;
Respeitar é Legal – orientação a motoristas sobre o respeito a vagas de estacionamento
destinadas a idosos e pessoas com deficiência;
Educabliz – equipe de educação aborda condutores observados em alguma prática irregular, fala da infração, explica a conduta correta e convida para palestra educativa.
Ciclistas – informa e orienta sobre normas de direção segura nas ciclovias.
Foto: Divulgação/PMS