PUBLICIDADE

Santos / Trânsito

Santos lança ações educativas para prevenir acidentes de trânsito

Da Redação

“Juntos Salvamos Vidas” é o tema das ações do Maio Amarelo, movimento de âmbito internacional que mobiliza a sociedade e o poder público para soluções capazes de tornar o trânsito mais seguro e humano.

Para mais essa edição, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) lançará vídeo educativo e um novo programa de palestras para empresas, ambos sobre posturas de adequadas para a circulação de pedestres e condutores.

Santos chega a este Maio Amarelo motivada por resultados alcançados na preservação de vida, pois conseguiu, em cinco anos, reduzir em 62,7% as mortes em acidentes na sua malha viária.

Conforme dados do Infosiga, o sistema de gerenciamento do programa Respeito à Vida, do governo estadual, no ano passado a Cidade registrou o menor número de óbitos no período, com 16 casos. Em 2017, foram 43 vítimas fatais. Mesmo considerando apenas os dois últimos anos (2020 e 2021), a queda na fatalidade também é expressiva: 53%.

A análise do biênio mostra, ainda, que o número de óbitos regrediu acima de 50% em quatro das cinco formas de locomoção apuradas: moto, pedestre, automóvel e bicicletas.

SEGURANÇA NO FOCO

Para o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), Antonio Carlos Silva Gonçalves, a redução das mortes no trânsito é um estímulo à sequência do trabalho desenvolvido na Cidade também no Maio Amarelo. “Uma vida que seja perdida deve ser lamentada, mas a queda de ocorrências fatais demonstra que ter um trânsito mais seguro é, sim, viável e um objetivo a ser buscado continuamente, num esforço conjunto do poder público e da sociedade”.

Em Santos, a Prefeitura, por meio da CET, mira esse propósito por meio de intervenções de engenharia viária, como a revitalização da sinalização, implantação de novos projetos (como rotatórias e lombofaixas) e outras medidas que facilitem e tornem mais seguros os deslocamentos de pedestres e motoristas. E mais: as ações de monitoramento e fiscalização dos agentes de trânsito, para coibir o desrespeito à legislação e evitar acidentes.

MAIO AMARELO

Uma das novas ações que a companhia lança no mês do Maio Amarelo é um novo programa de palestras para empresas, que poderão, de acordo com as características e necessidades dos seus colaboradores, escolher entre cinco temas: Legislação de trânsito, Alterações no Código de Trânsito e seus impactos, Direção Defensiva, Acidentes de Trânsito e Sipat´s (especificas para semana interna de prevenção a acidentes).
As empresas interessadas poderão entrar em contato pelo e-mail gced@cetsantos.com.br e obter mais detalhes sobre o programa.

Ainda dentro do mês dedicado à segurança no trânsito, um novo vídeo educativo será lançado com dicas de comportamento seguro específica para cada um dos segmentos de usuários das vias públicas: pedestre, ciclista, motociclista e motorista. A peça será veiculada no portal da companhia e redes sociais da Administração Municipal.

Óbitos em Santos nos últimos cinco anos (- 62%).
Histórico/vias municipais:

Ano Óbitos
2017 43
2018 41
2019 27
2020 34
2021 16
fonte: Infosiga

Programa de Educação para o Trânsito investe na crianças e orienta público de todas as idades

O trabalho para transformar o trânsito santista também prioriza a educação. São campanhas, palestras, cursos e várias outras atividades para conscientização, tanto de condutores como das pessoas que transitam a pé. As iniciativas alcançam desde crianças, preparando-as para o futuro e fazendo delas multiplicadores de informações, a jovens, adultos e idosos.

No ano passado, o projeto de teatro de fantoches que aborda noções de segurança no trânsito com crianças da educação infantil foi acompanhado por 600 alunos em 11 escolas públicas e particulares. Já em 13 unidades, foram realizadas palestras assistidas por cerca de 2 mil estudantes do ensino fundamental.

E, ainda, programações especiais de educação e conscientização ocorreram em datas alusivas à temática, como a Semana Nacional do Trânsito e o Maio Amarelo.

CAMPANHAS DESENVOLVIDAS (2021)

Faixa Viva – sobre prioridade do pedestre em faixa de travessia sem semáforos;

Respeitar ̩ Legal Рorienta̤̣o a motoristas sobre o respeito a vagas de estacionamento
destinadas a idosos e pessoas com deficiência;

Educabliz – equipe de educação aborda condutores observados em alguma prática irregular, fala da infração, explica a conduta correta e convida para palestra educativa.

Ciclistas Рinforma e orienta sobre normas de dire̤̣o segura nas ciclovias.

Foto: Divulgação/PMS