
No cruzamento de nÃvel junto à Praça Cândido Gafreé, bairro Paqueta, em Santos, um caminhão bitrem que havia saÃdo do terminal 12A, ao tentar acessar a Rua Xavier da Silveira, foi atingido por uma locomotiva da empresa VLI na traseira do veÃculo. Apesar das imagens chocarem, não há registro de feridos, apenas danos materiais ao caminhão e parte do muro junto à via férrea. O tráfego ferroviário ficou interrompido até à s 23h00. A colisão aconteceu na última quarta (12).

Em nota, a VLI, lamenta o ocorrido e esclarece que todos os procedimentos de segurança foram adotados, como o acionamento da buzina para alertar, e, em seguida, os freios de emergência.
Conforme a empresa, antes de atravessar uma linha férrea é importante que pedestres e motoristas sigam as orientações de “pare, olhe e escuteâ€. Um trem pode demorar até um quilômetro para parar totalmente. O Código de Trânsito Brasileiro – artigo 212 – determina que o motorista deve parar o veÃculo antes de transpor a linha férrea. O condutor que não obedece a essa norma, comete infração gravÃssima, pode levar multa e perder pontos na carteira.
A VLI ressalta que promove campanhas de conscientização para reforçar os cuidados e o comportamento preventivo durante a interação com a linha.
(Crédito das fotos: Divulgação)Â