Um vazamento de combustÃvel mobilizou equipes de emergência ambientais na margem do Porto de Santos, nesta segunda-feira (25). De acordo com as informações, O vazamento de óleo bunker ocorreu depois que o mangote de uma barcaça rompeu durante o abastecimento do navio Star Lima, de bandeira norueguesa, atracado no terminal DP World Santos.
Após identificado o ocorrido, o procedimento foi interrompido e equipes de emergência e de contenção de danos foram mobilizadas para conter a contaminação no mar. No perÃodo da tarde de hoje, os técnicos realizaram a limpeza da costa para a liberação do navio.
Segundo Ana Angélica, funcionária do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o episódio via gerar uma notificação e auto de infração para a empresa proprietária do mangote. Eles terão que informar as causa do acidente, informou Ana. A quantidade de óleo que vazou ainda não foi informado.
Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), militares da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) e servidores da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) acompanham a situação.
Fotos: Divulgação/IBAMA