PUBLICIDADE

Regi√£o / Sa√ļde

Casal de Itanhaém que esteve na UTI por conta da Covid-19 recebe alta

 - REVISTA MAIS SANTOS

Da Redação

O Hospital Regional de Itanha√©m deu alta, ao mesmo tempo, a um casal de idosos que esteve sob os cuidados da unidade devido ao coronav√≠rus. A Sra. Vera Lucia Luz, de 74 anos, e o Sr. √āngelo Carnielli Neto, de 82 anos, voltaram ao lar curados da Covid-19 ontem (2).

Moradores de Itanha√©m, cidade que escolheram para viver a aposentadoria, foram internados na unidade na primeira quinzena de junho. Permaneceram na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) por 10 dias. O casal mora sozinho, mas tem uma √ļnica filha, na cidade de S√£o Paulo.

O marido, √āngelo Carnielli Neto, foi internado no dia 13 de junho, na Cl√≠nica M√©dica, com tosse, mialgia e falta de ar.¬† Foi transferido para a UTI devido a uma insufici√™ncia respirat√≥ria e ficou entubado por nove dias.

Também com sintomas da doença, Vera Lucia Luz foi internada na clínica médica no dia seguinte a chegada do marido ao hospital, com histórico de outras comorbidades, foi encaminhada para a UTI no dia 25 de junho.

Juntos na UTI, o casal recebeu alta para a cl√≠nica m√©dica no √ļltimo s√°bado (27). O reencontro dos dois foi marcado pela comemora√ß√£o do anivers√°rio do sr. √āngelo. O encontro foi poss√≠vel com a utiliza√ß√£o da prancha ortost√°tica, um recurso para verticaliza√ß√£o do paciente visando prevenir fraqueza muscular, hipotrofia e recupera√ß√£o da capacidade funcional.

‚ÄúO reencontro foi importante para os dois. Para ela saber que estava tudo bem com o marido e para ele ficar mais desperto‚ÄĚ, disse a fisioterapeuta respons√°vel pelo tratamento do casal, Palmira Gabriele Ferreira.

O Hospital de Itanhaém registrou, até ontem (2), 297 pacientes internados, sendo 80 em UTI e 216 altas. O serviço possui infraestrutura completa para garantir atendimento com qualidade e humanização. Os internados têm suporte de uma equipe multiprofissional e atividades focadas no bem-estar emocional.

‚ÄúA alta de cada paciente √© uma conquista para n√≥s. O Hospital de Itanha√©m segue cumprindo um importante papel de acolher, assistir os pacientes e oferecer atendimento de alta qualidade a todos‚ÄĚ, diz o Secret√°rio de Estado da Sa√ļde, Jos√© Henrique Germann.

Foto: Reprodução