PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Obras de revitalização do projeto Novo Quebra-Mar iniciam nesta segunda

Come√ßa nesta segunda-feira (6) as obras de revitaliza√ß√£o do projeto do ‚ÄúNovo Quebra-Mar‚ÄĚ que ser√° implantado no Parque Municipal Roberto Mario Santini e em parte do jardim da praia, no Jos√© Menino, em Santos. As informa√ß√Ķes foram divulgadas pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa, durante live (transmiss√£o ao vivo) realizada na noite deste domingo (5) pelas redes sociais.
A remodelação do Parque, prevista para acontecer no prazo de 180 dias, contará com espaços para cinco modalidades esportivas olímpicas, setores para atividades infantis (Mundo Kids), esportes radicais, olímpicos ou não (Mundo Radical), espaço para contemplação, realização de eventos e gastronomia (Mundo 013)
O Novo Quebra-Mar irá requalificar a área, criando novos espaços, como pistas e quadras esportivas e com medidas oficiais, estruturas para esportes radicais, restaurante, quiosques e prédio administrativo. O parque também ganhará uma nova entrada, repaginação do paisagismo, piso e iluminação novos. A Escola e Museu do Surfe, Torre dos Jurados e quadra de malha serão mantidos e o monumento aos imigrantes japoneses será reformulado. A escultura de Tomie Ohtake passará por manutenção.

 - REVISTA MAIS SANTOS
‚ÄúA Prefeitura pensou muito em novas oportunidades para preparar a Cidade para a retomada ap√≥s a pandemia, quando tudo isso passar. Precisamos deixar o Munic√≠pio pronto, com alternativas de lazer, e o novo Quebra-Mar ser√° a revitaliza√ß√£o completa do Emiss√°rio, o √ļnico parque aberto ao ar livre com cinco modalidades ol√≠mpicas. Um atrativo importante para santistas, turistas e para o esporte‚ÄĚ, destacou o prefeito.
Com as novas interven√ß√Ķes, que ocupar√£o uma √°rea de 29 mil m2, o parque incentivar√° modalidades ol√≠mpicas que estrear√£o nos jogos de T√≥quio em 2021, como skate e surfe, que j√° t√™m forte rela√ß√£o com o espa√ßo, o basquete 3×3, que ganhar√° uma quadra com medidas oficiais, escalada e BMX.
O parque ter√° uma nova entrada principal, com p√≥rtico formado por tr√™s arcos. Os dois pr√©dios j√° existentes ser√£o mantidos e um novo im√≥vel de 180 metros quadrados ser√° constru√≠do para abrigar a Guarda Municipal, vesti√°rios, copa, administra√ß√£o, posto m√©dico para o p√ļblico e novos sanit√°rios, acess√≠veis e para fam√≠lia, al√©m de frald√°rio.
Todo o piso ser√° substitu√≠do do parque, garantindo acessibilidade. A ilumina√ß√£o de vapor met√°lico ser√° substitu√≠da por LED e a √°rea ser√° totalmente monitorada por c√Ęmeras ligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO). Haver√° cornetas sonoras (sistema de sonoriza√ß√£o para comunicados, alertas e advert√™ncias) e sinal de Wi-Fi (internet sem fio).
O projeto inclui uma via de acesso, de seis metros de largura, que será compartilhada para uso por ciclistas, praticantes de cooper e veículos oficiais, destinados a abastecimento dos quiosques e restaurante ou a serviço de eventos.

NOVAS ATRA√á√ēES
O Mundo Radical compreende uma quadra ol√≠mpica de basquete 3×3, medindo 15m x 11m, e uma pista de skate homologada pela Confedera√ß√£o Brasileira de Skate para receber provas e circuitos internacionais nas modalidades street e park.
Al√©m disso, inclui as primeiras √°reas de pump track da Cidade (espa√ßos poliesportivos para circuitos de bicicletas, patins, patinetes, skate e cadeira de rodas), nas modalidades infantil e radical (esta √ļltima para a pr√°tica de BMX).
A escalada poderá ser praticada nas modalidades speed, lead (ambas com torres de 17 metros de altura) e boulder (no formato de uma baleia de 5 metros de altura). A estrutura das torres será a base para a tirolesa, que terá um cabo de aço para travessia de 150 metros de extensão.

 - REVISTA MAIS SANTOSAl√©m de manter a Escola e o Museu do Surfe (reformado e entregue em janeiro deste ano) e a Torre de Jurados Alexandre Salazar ‚ÄėBigode‚Äô (ampliada e pronta para grandes eventos da modalidade e com nova ilumina√ß√£o para surfe noturno), o Novo Quebra-Mar vai preservar a arquibancada para 600 pessoas e o Centro de Treinamento de Surfe.

CRIANÇAS
O Mundo Kids oferecer√° v√°rias op√ß√Ķes de lazer e esportes. Al√©m da pista de pump track, as crian√ßas poder√£o usufruir de uma nova pista de patina√ß√£o, que ser√° ampliada, e duas fontes interativas, uma formando o desenho de um labirinto, e outra na forma de um tubo, simulando uma manobra de surfe.
Um playground acess√≠vel e l√ļdico, em forma de barco, e um novo brinquedo, o zip cross, que se assemelha a uma tirolesa, com cadeiras adaptadas e piso emborrachado, garantir√£o ainda mais divers√£o.

 - REVISTA MAIS SANTOS

MUNDO 013
A identidade 013 estar√° muito presente no parque. Os dois pr√©dios de apoio j√° existentes ser√£o mantidos e um deles receber√° um est√ļdio de tatuagem. Os im√≥veis ser√£o grafitados por um artista local, valorizando √≠cones do esporte relacionados √† Cidade.
Outra referência será o monumento Eu Sou 013, na cor azul, onde os frequentadores poderão tirar fotos. E a logomarca do Novo Quebra-Mar reforça a identidade santista e símbolos já existentes no parque, como a escultura de Tomie Ohtake, a prática do surfe e skate, e destaca novidades, como o basquete e a gastronomia.

GOURMET
Dois quiosques de 60 m2 cada, com √°reas sombreadas com pergolados, mesas e cadeiras para consumo, ser√£o espa√ßos confort√°veis para pontos de encontro. O parque ter√° tamb√©m um quiosque de coco, um restaurante e um espa√ßo multiuso de 1.000 m2 para contempla√ß√£o, realiza√ß√£o de eventos ou encontros de m√ļsica. Pr√≥xima √† √°rea, a escultura de Tomie Ohtake, que passar√° por limpeza e tratamento, ter√° um mirante e um espa√ßo para exposi√ß√£o.

 - REVISTA MAIS SANTOS

HOMENAGEM
O paisagismo que estar√° presente em todo o parque dar√° novo desenho ao monumento em homenagem aos imigrantes japoneses, que ser√° deslocado para a pra√ßa Jardim das Gera√ß√Ķes. O paisagismo em forma de arcos representando gera√ß√Ķes japonesas e um c√≠rculo central com a simula√ß√£o da bandeira do Jap√£o ser√£o os elementos em homenagem √† col√īnia.

LICENÇAS
O pacote de interven√ß√Ķes foi autorizado pela Sabesp, Cetesb, Ibama e Secretaria de Patrim√īnio da Uni√£o (SPU), passando por consulta pelo Conselho de Defesa do Patrim√īnio Hist√≥rico, Art√≠stico e Tur√≠stico do Estado de S√£o Paulo (Condephaat). As obras na plataforma do Emiss√°rio Submarino e em parte do jardim da praia foram aprovadas pela C√Ęmara Municipal. Pela primeira vez na hist√≥ria de Santos, um conjunto de interven√ß√Ķes neste local √© submetido √† aprecia√ß√£o do Legislativo.
O projeto √© da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e as obras ser√£o fiscalizadas pela Secretaria de Infreaestrutura e Edifica√ß√Ķes (Siedi), com apoio da Secretaria de Servi√ßos P√ļblicos (Seserp). Elas ser√£o custeadas com recursos provenientes do Termo de Responsabilidade de Implanta√ß√£o de Medidas Mitigadoras ou Compensat√≥rias (Trimmc), firmado entre a Prefeitura e a empresa Valoriza Energia SPE Ltda, que estuda um empreendimento, sob an√°lise da Cetesb, para incinera√ß√£o de res√≠duos s√≥lidos urbanos em uma √°rea particular no S√≠tio das Neves, √Ārea Continental da Cidade.

 - REVISTA MAIS SANTOS

Fotos: Prefeitura de Santos