Da Redação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta quinta-feira (04), o desembarque de 420 tripulantes de três navios de cruzeiros atracados no Porto de Santos. Hoje 203 pessoas de nacionalidade indiana deixarão os navios MSC Música, MSC Poesia e MSC Seaview rumo ao paÃs de origem. Já na sexta-feira (05), sairão mais 217 tripulantes, também indianos, destas mesmas três embarcações.
A repatriação é uma decisão da empresa que pode optar por manter os tripulantes a bordo ou enviá-los para seus paÃses. Essas escolhas passam por aspectos especÃficos como a própria manutenção da embarcação e o planejamento operacional de cada companhia. A empresa marÃtima pode solicitar os desembarques a medida em que considera necessário.
Outros navios
A Anvisa liberou na quarta-feira (03) o navio Log In Jatobá. A embarcação recebeu autorização de seguir viagem após ficar parada no Porto de Santos desde o dia 12 de maio e ter registrado 15 casos da Covid-19 a bordo.
O perÃodo de quarentena da embarcação superou os 14 dias previstos por que parte da tripulação voltou a ter resultado positivo em testes rápidos aplicados no dia 27 de maio. Após uma avaliação médica, a agência federal autorizou o navio a operar.
Já a embarcação Essayra (foto) está impedida de operar momentaneamente. A Anvisa aguarda os resultados laboratoriais de todos os 21 tripulantes a bordo, já que a embarcação apresentou suspeitas da Covid-19.
Fotos: Reprodução