PUBLICIDADE

Santos / Porto

Tripulantes brasileiros ser√£o desembarcados do navio Costa Fascinosa

Da Redação

A Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria vai coordenar neste domingo (5), o desembarque de cerca de 70 tripulantes brasileiros a bordo do navio Costa¬†Fascinosa, no Porto de Santos.¬†O objetivo da opera√ß√£o √© retirar do navio somente os brasileiros que n√£o tem sintomas¬†de Covid-19 e que testarem negativo no exame que ser√° feito a bordo.¬†O n√ļmero correto de pessoas s√≥ ser√° definido a medida e que forem analisados e testados.

A análise epidemiológica e as medidas de isolamento a bordo mostram que neste momento é mais seguro retirar da embarcação as pessoas saudáveis. Com isso será possível reduzir as possibilidades de transmissão a bordo da embarcação e fazer com que as pessoas saudáveis cumpram o isolmento em casa.

A empresa responsável pelo navio adquiriu kits de teste rápido que serão utilizados para triar os tripulantes que já estavam isolados e garantir que não estão infectados. Cada um também será avaliado clinicamente para que possa ser liberado.

O desembarque dos tripulantes¬†ser√° feito de forma gradativa. Eles sair√£o do navio¬†de acordo com os hor√°rios dos¬†v√īos¬†ou dos √īnibus e vans (fretados)¬†para fazer o transporte dos brasileiros.¬†Eles ser√£o levados de¬†forma direta, da porta do navio at√© o aeroporto ou¬†seu pr√≥prio¬†domic√≠lio.

As vigil√Ęncias epidemiol√≥gicas dos estados para onde os brasileiros est√£o retornando ser√£o avisadas para que possam tomar as medidas locais de monitoramento em cada localidade.

Histórico

O navio Costa Fascinosa permanece em quarentena e o encerramento dependerá da evolução dos casos suspeitos que estão em isolamento na embarcação.

Na quarta-feira (1¬į) dois tripulantes foram desembarcados do Costa¬†Fascinosa¬†por suspeita de Covid-19. O desembarque seguiu todos os protocolos da¬†Anvisa¬†e atende as regras de¬†quarententa. Pela regra somente casos urgentes podem ser desembarcados para assist√™ncia hospitalar.

Os novos desembarques foram comunicados para as autoridades competentes do município, do Estado e também para a autoridade portuária.

Com isso s√£o nove os tripulantes j√° desembarcados do navio por necessidade de atendimento de urg√™ncia. Dos sete tripulantes que j√° haviam sido encaminhados para servi√ßos de sa√ļde na semana passada, todos tiveram resultado positivo para Covid-19.

Foto: Reprodução