3.2 // MÚSICASANTOS 

O samba-reggae vai rolar solto na Vila Criativa da Vila Nova (Praça Rui Ribeiro Couto s/nº). O compasso dos tambores do Coletivo Querô, grupo de percussão do Instituto Arte no Dique, vai agitar a tarde do próximo dia 21, das 15 às 17h, convidando toda a comunidade para dançar. Sob o comando do mestre Edson Cabeça, jovens músicos, com idades entre 9 e 12 anos, apresentam o embalo afro na área externa do complexo cultural e educativo. Não paga nada para conferir.

Formado na oficina de percussão, o Coletivo, criado em 2003, tem uma batida que mistura ritmo e harmonia, com forte influência do samba-reggae. Já fez dezenas de apresentações pelo Brasil, inclusive no carnaval de Salvador (BA), e no exterior.

O Instituto Arte no Dique é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que desenvolve trabalho sócio-cultural com a população do Dique da Vila Gilda, na Zona Noroeste de Santos. Tem a missão de oferecer oportunidade de transformação e desenvolvimento humano e social a crianças, adolescentes, jovens e adultos por meio da participação da comunidade em ações educativas, de geração de renda, de preservação do meio ambiente e valorização da cultura popular da região.

Sobre as Vilas Criativas

Santos investe na economia criativa como fator de desenvolvimento social, econômico e urbano. Exemplos concretos dessa iniciativa são as Vilas Criativas, centros culturais instalados nos bairros de maior vulnerabilidade social (menor IDH), oferecendo qualificação profissional, bem como atividades culturais e convívio social à população.

Atualmente são sete Vilas Criativas em funcionamento na Cidade, atendendo mais de 5 mil pessoas de todas as idades. Para quem deseja aprender marcenaria, há também a Ecofábrica Criativa, uma escola de marcenaria ecológica que ensina o ofício por meio da construção de mobiliário com madeira 100% proveniente de reciclagem.

Confira a relação das Vilas Criativas

>>Vila Criativa Mercado (Praça Iguatemi Martins s/nº, Vila Nova)

Atividades: artesanato, gastronomia, marcenaria e estética (Salão Autoestima)

>>Vila Criativa Vila Nova (Praça Rui Ribeiro Couto s/nº)

Atividades: ginásio poliesportivo para futsal, vôlei, basquete e handebol; brinquedoteca; academia para musculação; espaços para ginástica e balé, além de cursos de qualificação profissional como o de auxiliar de escritório. Cozinha industrial com aulas de panificação e confeitaria. Salão de eventos e cinema.

>>Vila Criativa Zona Noroeste (Av Hugo Maia, 293)

Atividades: assistente de cabeleireiro, moda, padaria artesanal, construção civil e artesanato.

>>Vila Criativa Vila Progresso (Rua 3 s/nº)

Atividades: ginásio poliesportivo para a prática de futsal, vôlei, basquete e handebol; brinquedoteca; espaços para prática de ginástica, balé, artes marciais, aula de informática e cursos de qualificação profissional como confeitaria e panificação.

>>Vila Criativa Morro Nova Cintra (Caminho da Lagoa s/nº)

Atividades: Escola de Moda (corte e costura)

>>Vila Criativa Caruara (Rotatória Andrade Soares, subprefeitura Caruara)

Atividades: artesanato e Escola de Moda (corte e costura)

>>Vila Criativa Morro da Penha (Rua Brigadeiro Newton Braga, 39)

Atividades: cinema, brinquedoteca, academia, aulas de culinária, violão, balé, capoeira, circo, tranças afro e padaria artesanal.

><Ecofábrica (Praça Iguatemi Martins s/nº, Vila Nova).

saiba antes via instagram @revistamaissantos