PUBLICIDADE

Santos / Polícia

Ladrões aproveitam portão aberto e invadem prédio no Embaré; vídeos

Da Redação

Um edifício no bairro do Embaré, em Santos, foi alvo de bandidos na última quart-feira. A ação foi flagrada pelas câmeras de segurança, e o caso veio à tona nas redes sociais. Confira os vídeos no final da matéria.

Foi no começo da tarde. Um morador de um prédio na Rua Oswaldo Cochrane entrou pelo portão principal de bicicleta. Um dos bandidos tratou de segurar o portão para que o comparsa entrasse no prédio e cometesse furto. O crime, contudo, não foi confirmado em boletim de ocorrência feito pela vítima.

A Polícia Militar, por meio de nota, afirma que a corporação soube das ocorrências “teve conhecimento sobre o fato na data de hoje (07), por meio de um vídeo de câmera de segurança que foi postado em uma ‘mídia social’ e também através do contato do Comandante da 1ª companhia, que é responsável pelo policiamento no bairro do Embaré, realizado com o tutor do núcleo de Programa Vizinhança Solidária existente no local onde ocorreram os fatos”.

A PM reforça a importância do programa que estimula a vigilância – e os cuidados- em comunidade. “A Vizinhança Solidária é um programa que ajuda na conscientização das pessoas de uma comunidade sobre o seu papel e responsabilidade para preservar sua segurança pessoal e coletiva, adotar medidas primárias de segurança capazes de colaborar em prevenir delitos, estabelecendo uma área vigiada pelos moradores, com apoio da Polícia Militar que deve ser acionada através do telefone de emergência 190 imediatamente após ser detectada uma situação de perigo”.

Por fim, a Polícia Militar lembra a importância das denúncias e dos Boletins de Ocorrência para a elucidação de crimes e formatação de políticas de segurança. “Através da dinâmica criminal da área, que é feito a partir de índices criminais, disque denúncias e também através reclamações de cidadãos, a Polícia Militar defini Áreas de Interesse em Segurança Pública, que recebe um reforço do policiamento caso necessário, por isso é fundamental o registro das ocorrências para a realização do Planejamento Estratégico Operacional, visando à distribuição do policiamento nas áreas com incidência de delito”.