Da Redação
Em março de 2020, um deslizamento provocado pela forte chuva na Barreira do João Guarda, em Guarujá, causou a morte de sete pessoas.
O filme se repetiu no morro nas primeiras horas desta quarta-feira (20) pela mesma razão, mas desta vez não houve vÃtimas. e, sim, apenas danos materiais.
O escorregamento, considerado de médio porte e envolveu blocos de rocha, aconteceu por volta de 0h10, no fim da Rua Uruguai e invadiu parte do quintal de um imóvel.
A equipe da Defesa Civil, ainda durante a madrugada, realizou vistoria no local, promovendo a interdição de três moradias preventivamente e, uma moradia interditada parcialmente.
Nova vistoria está sendo realizada pelos agentes nesta manhã, a fim de uma melhor averiguação técnica acerca das condições atuais. Os moradores estão cientes do risco e foram orientados quanto à evacuação da área.
Em Guarujá, foi registrado acumulado pluviométrico das últimas 24 horas de 43,0 mm e de 87,6 nas últimas 72 horas.
Obras
Após insistentes cobranças da Prefeitura de Guarujá junto aos governos Federal e Estadual ainda em março de 2020, foi anunciada, em junho de 2021, a liberação de verba para as obras de contenção na encosta do Morro da Barreira do João Guarda, pelo Governo do Estado.
No final de julho, a Secretaria  Municipal de Planejamento encaminhou uma concepção de projeto à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, orçado em R$ 23 milhões.
Após ajustes solicitados pelo Estado, uma proposta final foi encaminhada para análise e aprovação. Com isso, a Cidade aguarda a assinatura do convênio, que deverá ocorrer nas próximas semanas. O inÃcio das obras está previsto para até o final deste ano.
Foto: Reprodução Redes Sociais