Da Redação
Uma cena chamou a atenção do marinheiro Juliano Amaral na última sexta-feira (4), na Ponta da Praia, em Santos. A bordo da escuna Tamburutaca, ele retirou do mar uma “companhia” frequente: uma toninha que, dessa vez, parecia em situação difícil. Envolta em rede, o animal corria risco, se não fosse salvo. Mas ele conseguiu evitar o pior para o animal.
“Todos os dias a gente vê essa toninha ali perto da praia de Santa Cruz dos Navegantes. Na sexta, quando passamos com um passeio (de escuna), a vimos boiando. Pus o barco mais perto dela e deu para perceber que ela estava toda enrolada. A gente colou nela, colocou para cima do barco e a rede estava toda enrolada na boca do animal. O rabo também estava machucado e, assim, ela não conseguia nadar. Trouxemos para a embarcação, soltamos a boca da toninha e a devolvemos ao mar. Ela ficou boiando um pouco, depois ela afundou e sumiu. Parecia muito fraca”, conta.
Juliano, que estava acompanhado de outro marinheiro, Beto, conta que, neste sábado, ainda avistou uma tartaruga boiando, mas sem rede. “Essa turminha sempre acompanha a gente”, explica.
Confira o vídeo em @revistamaissantos (Crédito: Juliano Amaral)