Da Redação
As obras do futuro Pronto-Socorro Central Guilhermina seguem avançando em Praia Grande. O novo equipamento está sendo implantado no antigo prédio do Cemas (Centro de Especialidades Médicas Ambulatoriais e Sociais), na Avenida Presidente Kennedy. O objetivo é ampliar o atendimento da rede de urgência e emergência do MunicÃpio.
O prédio está sendo todo remodelado para atender a população com qualidade e conforto. No momento está sendo concluÃda a instalação da rede elétrica, gases medicinais, lógica (comunicação) e hidráulica. Toda a parte de alvenaria já foi finalizada. Está em andamento a aplicação de revestimentos nas salas e consultórios, além da execução do sistema de pressurização das escadas, para dar maior segurança à s pessoas em caso de incêndio. Além disso, está sendo executado por funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) o acesso para os veÃculos na entrada principal do estabelecimento.
O Pronto-Socorro Central Guilhermina será a porta de entrada do Complexo Hospitalar Irmã Dulce, atuando de forma integrada, tudo para aprimorar os fluxos e direcionar melhor os atendimentos do hospital para casos mais graves e complexos. O equipamento será gerido pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), que também é responsável pelo Hospital.
Atendimento
O Pronto-Socorro Central contará com equipamentos modernos e todos os profissionais necessários para o atendimento de urgência e emergência. A nova unidade atenderá clÃnica médica, pediatria, traumatologia e ortopedia e contará com a inclusão de leitos de observação de pacientes adulto e infantil, que estarão em andares separados.
Um dos diferenciais do Pronto-Socorro Central será a instalação de uma sala odontológica para atendimentos de urgência. O equipamento contará também com duas salas de cirurgia para pequenos procedimentos ambulatoriais, que contribuirá em diminuir o tempo de espera para esse tipo de cirurgia, que normalmente depende de vagas do Governo do Estado.
No local poderão ser feitos exames de eletrocardiograma, raio-x e tomografia computadorizada, além de coleta de exames laboratoriais. Todos os ambientes terão computadores conectados à rede informatizada da Saúde do MunicÃpio, ampliando o acesso à s informações do paciente e possibilitando uma maior agilidade nos atendimentos.
EstruturaÂ
Uma recepção central com triagem fará o encaminhamento dos pacientes para os andares e áreas especÃficos, que também contarão com recepções próprias. Tudo para agilizar e direcionar o atendimento corretamente, diminuindo o tempo de espera.
O edifÃcio de quatro andares terá os atendimentos divididos da seguinte forma: além da recepção e da triagem, o térreo será dedicado à estabilização de pacientes de urgência adulto e infantil e atendimento de traumatologia; o primeiro pavimento atenderá o público adulto, com duas salas com leitos de observação, masculina e feminina, consultórios de clÃnica médica, isolamento, salas de exames; o segundo andar ficará exclusivamente para o público infantil, com leitos de observação, isolamento, consultórios de pediatria e brinquedoteca, além da farmácia central; o terceiro pavimento abrigará duas salas de cirurgias ambulatoriais, Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), posto de coleta laboratorial, salas de descompressão e de descanso para os profissionais e refeitório.
Com essa unidade mais ampla e moderna, boa parte da demanda espontânea de urgência e emergência deverá ser atendida no próprio Pronto-Socorro Central. Dessa forma, o Complexo Hospitalar Irmã Dulce poderá se dedicar aos casos que necessitam internação, disponibilizando mais leitos de cirurgia e pós-operatório. O PS Central e o Hospital trabalharão integrados, com apoio da Regulação Municipal, que terá a missão de aprimorar o fluxo de atendimento dos pacientes, encaminhando-os, quando necessário, do Pronto-Socorro Central para o Hospital.
Foto: Divulgação/PMPG