Da Redação
Com o objetivo de apurar denúncias registradas pela Ouvidoria Municipal e também encaminhadas diretamente pela população para a Secretaria de Habitação (Sehab) local, a Prefeitura de Praia Grande realizou uma ação em parceria com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de SP (CreciSP) para fiscalizar imóveis de conjuntos habitacionais da Cidade. A operação ocorreu no sábado (28), no Bairro Vila Sônia.
Na prática, as equipes da Sehab e do Creci estiveram nos conjuntos para apurar denúncias de comercialização, sublocação ou qualquer outro tipo de negociação desses imóveis efetuadas que caracterizam fraude. Desta forma, ao final da apuração, caso seja constatada a irregularidade, o proprietário deverá devolver a unidade, que será repassada para a próxima família na lista do cadastro habitacional da Cidade.
“Praia Grande trabalha para que essas unidades habitacionais de interesse social sejam entregues para famílias que realmente precisam, que estavam cadastradas no programa municipal e moravam em áreas de risco ou ocupações irregulares. Somente assim é possível reduzir o déficit habitacional”, disse o secretário de Habitação praia-grandense, Anderson Mendes.
No total, mais de 300 imóveis foram vistoriados durante a ação no último dia 28. Deste total, as equipes da Sehab e do CreciSP encontraram 42 irregularidades, entre vendas, locações, invasões, além de parentes morando na unidade. Outras 53 suspeitas de irregularidades serão apuradas nas próximas semanas.
“A parceria com o CreciSP é importante porque nos ajuda a efetuar essas ações. Buscarmos oferecer locais apropriados para as pessoas morarem, mas existem aquelas que tentam aplicar golpes e ganhar dinheiro com isso. Novas fiscalizações serão realizadas para coibir este tipo de atitude inapropriada”, comentou Mendes.
Convênio
Praia Grande e o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP) firmaram convênio para ações de fiscalização das unidades entregues nos conjuntos habitacionais da Cidade. A meta da parceria é fortalecer um trabalho que já existe no Município e evitar fraudes.
O convênio também fortalece as ações do programa municipal Bolsa Moradia, que é o atendimento habitacional provisório da Cidade, por meio de concessão de benefício financeiro para complementar a renda familiar na cobertura de despesas com moradia.
Foto: Jairo Marques/Divulgação PMPG