PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Veja como estão as cidades afetadas pela chuva, no litoral

De acordo com o Governo Federal, 200 pessoas ficaram desabrigadas em Guarujá.  Em Bertioga foram 80. 

 

 

 

Foto: Viver em Santos e Região

Por Vinícius Farias

As cidades da Baixada Santista foram muito afetadas no último fim de semana, por conta das chuvas que atingiram a região, causando deslizamentos, alagamentos e até paralisação do Porto de Santos. As cidades de Bertioga e Guarujá foram as mais afetadas. Os munícipios estão em estado de calamidade pública.

De acordo com o Governo Federal, 200 pessoas ficaram desabrigadas, que estão acolhidas em três alojamentos provisórios em Guarujá.

Em Bertioga foram 80 pessoas desabrigadas que estão acolhidas em um alojamento.

 

 

Vídeo: Reprodução / Redes Sociais

 

Em visita à uma escola que serve como abrigo provisório, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB) afirmou que o Governo Federal vai dar todo o apoio aos municípios afetados, em estado de calamidade pública, “neste momento é hora de salvar vidas, neste momento é hora de não deixar que as pessoas em áreas de risco permaneçam lá”.

 

Foto: Divulgação / Prefeitura do Guarujá

 

 Volume de água: 

A cidade de Bertioga registrou 683 mm, o maior temporal da sua história, segundo o segundo o Instituto Climatempo.

Em Guarujá foram registrados quase 400mm, o maior dos últimos 70 anos na cidade.

Em Santos o volume de chuvas chegou a 173,2mm, mesmo número de São Vicente.

Praia Grande registou volume de 163 milímetros durante a tempestade.

Em Cubatão, o acumulado foi um dos menores, ficando com 55mm.

Em Mongaguá o volume apurado foi de 132.8 mm

Em Itanhaém as chuvas chegaram a 110mm.

 

 

Doações:

A Prefeitura de Bertioga está recebendo doações de alimentos e itens básicos para entregar às pessoas atingidas pelas chuvas.

Os pontos de coleta são: Fundo Social de Solidariedade; Casa da Cultura; Vila do Bem Boraceia; Centro Comunitário da Vila do Bem Chácaras; e Pousada Clariô, no Indaiá. A população pode doar alimentos não perecíveis (exceto sal), roupas, colchões e roupas de cama.

Em Guarujá, que também foi bastante castigada pela chuva, as doações podem ser feitas no Ginásio do Tejereba e no Fundo Social de Solidariedade, que solicita doações de kits de higiene (pasta de dente, escovas, sabonetes, absorventes, desodorantes, pentes), roupas de cama (lençol, fronha, travesseiros e cobertores), colchões, fraldas, leite e toalhas de banho.