PUBLICIDADE

Região / Polícia

Perfis misteriosos fazem ameaças de massacres a escolas do Guarujá

Com perfis semelhantes e incitando o massacre, as ameaças assustam pais e alunos das escolas da cidade.

 

 

Fotos: Reprodução / Instagram

Por Vinícius Farias

Estão circulando na internet, uma série de ameaças a escolas da cidade de Guarujá. Todas as denúncias vem de perfis no Instagram, sempre dizendo que vão cometer os atos a todos que estiverem no local, com datas e endereços dos possíveis massacres.

Em uma das ameaças de atentado, a E.M. Prof. Benedito Claudio da Silva, localizada na Rua Agenor de Assis, 165, no bairro  Vila Alice, em Vicente de Carvalho era o alvo. De acordo com a descrição do perfil, “m4atador_do_guaruja”, o atentado seria nessa segunda – feira (03). “Massacre dia 03/04/2023, na escola Benedito Cláudio da Silva. Será no horário da manhã, entre 00:08 e as 10:30. Vocês que me aguardem.”

Foto: Reprodução / Instagram

 

De acordo com a prefeitura de Guarujá, informa que acionou a Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar (PM) já no domingo (2) para monitorar a suposta ameaça.

Viaturas da GCM e da PM permanecem de plantão na escola desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (3) e há patrulhamento preventivo nas ruas adjacentes. As investigações do caso estão a cargo da Polícia Civil, com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), no sentido de identificar o autor das ameaças.

 

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, Policiais civis compareceram à escola citada após terem conhecimento de denúncias de um possível ataque. O aluno responsável pelo perfil foi identificado e levado à delegacia, sendo liberado para a responsável sob compromisso de apresentação perante à Justiça. O caso foi registrado como ameaça e falso alarme no 2° DP do Guarujá, que apura rigorosamente todas as circunstâncias dos fatos.

 

Em outro perfil, a ameaça é feita a EM Prof Lucia Flora Dos Santos, localizada na Rua Joséfa Hermínia Caldas, 200, bairro Jardim Progresso.

Foto: Reprodução / Instagram

 

Um detalhe que chama atenção, é a semelhança dos nomes dos perfis, onde sempre o nome do usuário começa com “matador”.  Nesta conta, o dono do perfil avisa sobre um atentado a E. E. Marcílio Dias, que fica na Travessa Ernestina Amadeu Santos, 50, bairro Vila Alice em Vicente de Carvalho.

Foto: Reprodução / Instagram

 

Essa outra conta faz alusão à E. E. Professor Waldemar da Silva Rigotto, localizada no Sitio Pae Cará. Detalhe, utiliza a mesma foto do outro perfil que ameaçou a E.M. Prof. Benedito Claudio da Silva.

Foto: Reprodução / Instagram

 

Ainda de acordo com a prefeitura de Guarujá, as aulas vão continuar normalmente em toda a rede municipal. Eles ainda ressaltam que desenvolvem, em toda a rede municipal de ensino, ações, projetos e ciclo de palestras sobre bullying, entre outros temas socioemocionais, para trabalhar a conscientização com os quase 35 mil alunos matriculados.

As atividades são coordenadas pela equipe de apoio multidisciplinar (formada, inclusive, por psicólogos e psicopedagogos) da Seduc, que acontecem por meio de parcerias com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal da Juventude, entre outros órgãos da sociedade civil.