PUBLICIDADE

Região / Polícia

PF deflagra segunda fase da Operação Papyrus

A Polícia Federal realiza nesta manhã (30), operação policial que visa ao cumprimento de 14 mandados judiciais de busca e apreensão nos municípios de Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão, Poços de Caldas e Monte Sião. A investigação da PF que lastreia a operação foi iniciada em junho de 2024 e objetiva apurar materialidade e autoria de crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Os indícios apontam que o grupo criminoso investigado praticou diversos atos de traficância internacional entre os anos de 2023 e 2024, sendo que autoridades no Brasil e no exterior interceptaram e apreenderam aproximadamente 2.100 kg de cocaína atribuídos às ações do grupo.

A maior parte da droga apreendida foi encontrada e apreendida junto a carga de papel embarcada em contêiner destinado à Europa, daí resultado o nome da operação – Papyrus. Somente em uma das apreensões, decorrente da cooperação policial entre a Polícia Federal e a National Crime Agency do Reino Unido, foram interceptados 533 kg de cocaína no Porto de Londres. Também houve apreensões no Porto de Santos, em Israel e na França.

Na primeira fase da operação, deflagrada em outubro de 2024, foi apreendido em pose dos alvos significativo montante de dinheiro em espécie, além do bloqueio de bens na ordem de 5 milhões de reais determinado pela Justiça Federal. Também foram encontrados provas e indícios que possibilitaram a identificação de novos autores, os quais são alvos desta segunda fase da operação hoje deflagrada. A operação de hoje conta com o emprego de 83 policiais federais e policiais militares, integrando as equipes designadas para o cumprimento dos mandados
judiciais de busca e apreensão