A cerimônia de entrega contou com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB) e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Ao todo, mais de 1.120 famílias, que vivem em situação de vulnerabilidade social em Santos serão beneficiadas.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos
Por Vinícius Farias
Foi feita nesta segunda-feira (3) a entrega de 640 unidades habitacionais dos módulos do Residencial Tancredo Neves 3, no bairro Cidade Náutica, em São Vicente. As entregas continuam nesta quarta-feira (5), com mais 480 entregas, beneficiando 1.120 famílias, que vivem em situação de vulnerabilidade social em Santos.
A cerimônia de entrega contou com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), além do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, e dos prefeitos Rogério Santos (PSDB), de Santos e Kayo Amado (Pode), de São Vicente.
As famílias beneficiadas moram no Jardim São Manoel e no Dique da Vila Gilda. As habitações integram uma ação conjunta do Governo Federal e Estadual, Prefeitura de Santos e União.
“Parabéns a todas as famílias que estão sendo contempladas. A gente vê como essa iniciativa faz a diferença e vai transformar vidas. O maior sonho do brasileiro é a casa própria, ter seu teto, seu lar. Vocês estão ganhando esse lar hoje e a gente fica muito feliz. Vocês vão ter uma vida abençoada. Quantas crianças eu estou vendo aqui que vão ter um teto, uma casa, vão ter dignidade e esperança. Todos vão ter um outro futuro, podem ter certeza”, disse o governador Tarcísio de Freitas, na cerimônia de entrega das chaves dos apartamentos.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos
“Está na hora de tirar as pessoas das várzeas de rios, das encostas, dos morros e das palafitas. Este tem que ser o foco da política habitacional e é isto o que nós vamos fazer no estado de São Paulo”, acrescentou o governador.
O vice-presidente Geraldo Alckmin destacou o retorno do programa habitacional da União. “A família mais pobre é aquela que passa mais dificuldade, que o aluguel compromete mais, que vivem em coabitação e moradia imprópria . Por isso que voltou a faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida”, disse, sobre o aumento do subsídio do governo federal ao programa habitacional.
Alckmin, disse se lembrar do dia em que, há 45 anos, ele realizou o sonho de ter sua casa própria, em Pindamonhangaba, no Interior de São Paulo. “Hoje é um dia de alegria. Um dia para entrar na história”, ressaltou Alckmin, lembrando que os custos com aluguel chegam a 30% da renda das famílias das classes mais populares.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos
Cada unidade tem 45m² de área, com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia. O residencial também conta com quatro escolas, sendo duas de Ensino Infantil, uma de Ensino Fundamental e outra de Ensino Médio, para atender as famílias. Uma unidade básica de saúde foi ampliada e reformada, e uma unidade de estratégia da saúde da família foi erguida ao lado da UBS.
Maior empreendimento habitacional de Santos dos últimos 40 anos, o conjunto Tancredo Neves foi construído em terreno cedido pela Cohab-Santista e servirá de moradia para as famílias que vivem em áreas de palafitas. Os novos moradores começam a mudar a partir do dia 5 de forma programada.
“É humanamente impossível mudar todas as famílias ao mesmo tempo, até por questão de logística e segurança. Então está tudo programado, com cronograma que tem data e horário. Então, houve todo um planejamento para que isso ocorra da melhor forma possível”, explica o presidente da Cohab-Santista, Maurício Prado.